Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Guga: ‘Hoje, tenho mais chances de transformar o tênis no Brasil’

O maior tenista do Brasil diz que pode contribuir para a melhoria do esporte no país (e que pretende voltar a jogar com maior frequência)

Por Alexandre Salvador Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2017, 08h00 - Publicado em 4 jun 2017, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (Stephane Cardinale/Corbis/Getty Images)

    Na próxima quinta-feira 8, um dos momentos mais felizes (e inesperados) do esporte brasileiro completará 20 anos. Naquela manhã de 1997, em Paris, o catarinense Gustavo Kuerten espantava o mundo ao conquistar o Aberto da França, um dos quatro torneios de tênis mais importantes do circuito profissional. Além de inédita para o Brasil, a vitória de Guga em Roland Garros mostrou ser possível chegar num grande palco e conquistar êxitos relevantes.

    “Nós, brasileiros, vivemos em outra galáxia, comparados aos demais”, disse Guga a VEJA. “Ter audácia era o único caminho. Mas ela sozinha não basta. Precisa ser acompanhada do trabalho, ficar horas e horas na quadras, buscar pessoas boas para colocar ao seu redor, para realizar, materializar essa convicção. A história já provou que é possível. Duas vezes, aliás, comigo e com a Maria Esther Bueno (brasileira que nos anos 50 e 60 ganhou sete títulos de Grand Slam.”

    Instado a se posicionar sobre o por que ele não quis seguir o caminho de dirigente esportivo, Guga diz que essa não é a única maneira de colaborar. “Acho que esse caminho é pouco eficaz, se comparado à capacidade de semear outras iniciativas. Estou há seis anos com meus projetos particulares especificamente para o tênis”, diz o tricampeão de Roland Garros e ex-número 1 do mundo. “Não dá para fazer nada sozinho. Mesmo como dirigente ou presidente de uma confederação.”

    Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.