João Fonseca começa bem, mas cai de rendimento e perde para top 22 no US Open
Brasileiro fez primeiro set equilibrado contra Thomas Machac, mas não se recuperou para parciais seguintes

João Fonseca caiu na segunda rodada do US Open diante do tcheco Thomas Machac, atual 22º do ranking. Por 3 sets a 0, e parciais de 7(7)/6(4), 6/2 e 6/3, o brasileiro começou bem no jogo, bastante equilibrado no primeiro set, mas caiu de rendimento na sequência e ficou pelo caminho na sua primeira participação na chave principal do torneio.
O brasileiro repetiu sua campanha de segunda rodada do Australian Open deste ano, quando quebrou a barreira dos qualis e avançou a chave principal de um Grand Slam pela primeira vez. Em Roland Garros e Wimbledon, o atleta de 19 anos chegou na terceira rodada, seu melhor resultado em Majors. Na primeira rodada do US Open, João ganhou do sérvio Miomir Kecmanovic por 3 sets a 0, confirmando sua quarta vitória em estreias nos Grand Slams, sem perder sets.
Machac entrou na competição como o 21º cabeça de chave e havia vencido o italiano Luca Nardi na primeira rodada. No próximo jogo, o tcheco encara o vencedor entre Jakub Mensik e Ugo Blanchet.
Como foi o jogo?
João disputou o primeiro set de igual para igual com o tcheco melhor ranqueado. Seus saques e direitas aceleradas na paralela fizeram estrago do outro lado. Machac, por sua vez, alcançava todas as bolas do brasileiro e salvou um set point do carioca.
Sem quebras, a primeira parcial se encaminhou para o tie break. João tomou um mini break em seu segundo saque, devolveu a quebra, mas errou de novo e viu Machac se jogar, a ponto de cair no chão, para dar um voleio que fechou o game desempate.
O que havia dado certo na primeira parcial desapareceu no restante da partida. João voltou mais cabisbaixo para o segundo set, mesmo sendo apoiado pela torcida no Grand Stadium que gritava seu nome e comemorava seus pontos.
Fonseca passou a errar mais, principalmente com a esquerda, seu lado não dominante, jogando bolas na rede. Ao fim do jogo teve 31 erros não forçados. Do outro lado da quadra, o adversário também fazia mágica e chegava em todas as bolas do brasileiro. O tcheco passou a subir mais a rede para definir os pontos, com voleios firmes, golpes que João não conseguia executar com precisão. Machac não deu brecha no segundo e terceiro set. Por 6/2 e 6/3, fechou a conta e despachou o carioca.