Jude Bellingham: o prodígio da Inglaterra candidato a revelação da Copa
Cada vez mais protagonista no Borussia Dortmund e na seleção, meia de 19 anos é forte candidato a suceder Mbappé como craque jovem da competição
Quatro anos atrás, Kylian Mbappé impressionava o mundo ao deixar a a Copa com os troféus de campeão e de melhor jogador jovem do torneio. Nesta segunda-feira, 21, um meio-campista inglês já desponta como forte candidato a suceder o francês como revelação da competição: Jude Bellingham, 19 anos, grande estrela do Borussia Dortmund e esperança da Inglaterra para voltar a conquistar o Mundial.
Nascido em Stourbridge, cidade localizada na parte oeste da Inglaterra, em 29 de junho de 2003, Bellingham herdou o talento e gosto pela bola de seu pai, Mark Bellingham, um sargento da polícia conhecido também por ser um artilheiro de mais de 700 gols no futebol amador.
Com 1,83 m e estilo elegante, chama atenção por sua condução de bola, facilidade para passar por oponentes e eficiência nas finalizações.
Destaque no esporte desde muito jovem, Bellingham chegou ao Birmingham City em 2010, na categoria sub-8, após atuar com crianças do Stourbridge F.C. Aos 14 anos, já jogava pela equipe sub-18. Aos 15, estreou pelo sub-23.
Sempre observado e cotado como promessa, passou pelas categorias inferiores da seleção inglesa durante toda sua carreira, tendo estreado aos 13 anos, em 2016, na sub-15, em amistoso contra a Turquia. Não demorou muito para o meia virar o capitão do time nacional de garotos.
Seu nome explodiu ainda mais quando estreou profissionalmente, em 2019, contra o Portsmouth, pela Carabao Cup. Aos 16 anos e 38 dias, tornou-se o jogador mais jovem a disputar um jogo pela equipe principal do Birmingham.
A temporada de estreia foi difícil. Apesar de não ter evitado a campanha ruim do Birmingham, que terminou flertando com o rebaixamento, terminou como principal jogador do time e uma transferência ao Borussia Dortmund, que pagou 25 milhões de euros por sua compra.
Mesmo chegando a Alemanha com 17 anos recém-completados, a adaptação foi quase imediata. Em sua primeira temporada, foi titular em 33 dos 46 jogos que fez. No ano seguinte, em 2021/22, foi considerado um dos melhores atletas jovens da Europa, totalizando 14 assistências e seis gols, além de ser o jogador com mais partidas pelo Borussia.
Um meia goleador, como o ídolo Gerrard
Já com status de estrela do Dortmund depois da saída do artilheiro Erling Haaland, Bellingham soma nove gols e três assistências em 22 jogos na atual temporada, números excepcionais para um meio-campista.
Como resultado, foi titular em seis dos sete jogos que fez pela seleção inglesa em 2022, chegando ao Catar como um dos destaques do time que busca encerrar um jejum de 56 anos desde a conquista de 1966.
Além de sua qualidade técnica, o jogador é reverenciado por sua personalidade e liderança. Na ausência dos veteranos Mats Hummels e Marco Reus, Bellingham chegou a ostentar a braçadeira de capitão do Dortmund.
Em alta, atrai cada vez mais interesse de gigantes do continente, como Real Madrid e Liverpool. O capitão do clube inglês, Jordan Henderson, é um admirador confesso de seu colega de English Team.
“Jude é um jogador incrível. É um profissional fantástico e possui uma ótima mentalidade. Eu nem quero o elogiar tanto porque ainda é muito jovem e vai receber muita pressão por conta da idade, mas é claro que é um jogador de alto nível e tenho certeza que nos ajudará muito no Catar”, declarou Henderson em setembro deste ano, em entrevista coletiva.
Os rumores sobre ida ao Liverpool aumentaram depois que Bellingham apontou Steven Gerrard como sua referência e jogador com quem gostaria de ter trocado camisas. “Stevie Gerrard, fácil. Ou melhor, não digo fácil, porque Wayne Rooney ficaria perto. Mas eu iria de Gerrard, porque o número 8 é similar ao meu jogo”, disse, em entrevista à federação inglesa, no ano passado.
Histórico positivo contra o Brasil
Jude Bellingham nunca enfrentou o Brasil pela seleção principal da Inglaterra, mas duas vezes com o time sub-16, em 2019. Ao lado de Jamal Musiala, outra promessa da Copa, mas que, como adulto, defende a Alemanha.
Os encontros da seleção brasileira com o meio-campista foram 2 a 2, em fevereiro, e um 4 a 0 para os ingleses, em abril. Ambas as partidas foram em amistoso. O time do Brasil contou com jogadores como Marcos Leonardo, do Santos, Matheus Martins, do Fluminense, e Marquinhos, do Arsenal.