Libertadores: quem o São Paulo vai enfrentar após classificação?
Tricolor venceu Atlético Nacional nos pênaltis depois de empate em 1 a 1 no Morumbis e pode cruzar com Botafogo e Palmeiras nas próximas fases

O São Paulo está classificado para as quartas de final da Libertadores. O Tricolor venceu o Atlético Nacional da Colômbia nos pênaltis após empate em 1 a 1 no Morumbis. O time paulista agora espera o vencedor de Botafogo x LDU, que fazem o jogo de volta nesta quinta, 21, no Equador. O atual campeão do continental tem 1 a 0 de vantagem no placar conquistado no Nilton Santos. Se o Glorioso confirmar a classificação, os brasileiros repetem as quartas de final do ano passado.
Rafael foi o herói da disputa, com uma defesa de pênalti na ida em Medellín – além do desperdiçado por Cardona – e outra nas cobranças depois do tempo regulamentar no Morumbis. O goleiro do São Paulo fez defesas importantes para garantir a igualdade no placar e levar às penalidades.
E na semifinal?
Caso avance à semifinal, o São Paulo tem adversários históricos no mesmo lado da chave: Palmeiras, River Plate ou Libertad. O rival paulista tem classificação às quartas encaminhada depois de aplicar 4 a 0 no Universitario do Peru fora de casa no jogo de ida. Confirmando a vantagem o Alviverde espera o vencedor de River Plate e Libertad que empataram em 0 a 0 no primeiro jogo no Paraguai.
Do outro lado do chaveamento, o Fortaleza caiu para o Vélez, que encara o Racing nas quartas. O vencedor de Estudiantes e Cerro Porteño enfrenta quem ganhar no confronto brasileiro entre Internacional e Flamengo.
Ver essa foto no Instagram
Como foi a disputa?
Na Colômbia, o Atlético Nacional sufocou o tricampeão mundial. Foram 20 finalizações dos donos da casa contra cinco do time brasileiro. Ferraresi do São Paulo cedeu dois pênaltis aos adversários, e Cardona desperdiçou os dois. O primeiro no canto direito passou por fora da trave, e o segundo o goleiro Rafael defendeu no mesmo canto.
Em um Morumbis lotado, com 57.559 torcedores nas arquibancadas, o time de Hernán Crespo precisou de pouco menos de três minutos para abrir o marcador. Em uma jogada entre André Silva e Rodriguinho, o meia chutou com desvio da defesa do Nacional e conseguiu um escanteio. Cedric cobrou o tiro de canto, Alan Franco resvalou na bola para André Silva cabecear para o fundo da rede de Ospina.
No segundo tempo, o lateral são-paulino Enzo Días cometeu pênalti em Morelos, e depois da recomendação do VAR, a infração foi confirmada pelo árbitro e convertido pelo próprio atacante.
Nas penalidades, Rafael defendeu a primeira cobrança adversária de Uribe. Lucas e Campuzano do Nacional converteram. Marcos Antônio chutou na trave e igualou a disputa. Morelos, Luciano, Tesillo e Enzo Díaz fizeram. Hinestroza caprichou demais e chutou no travessão, e o lateral Cedric deslocou o goleiro colombiano para carimbar a vaga para as quartas.