Vai a Paris? Governo alerta para ação de ‘pickpockets extremamente hábeis’
Em cartilha publicada nesta terça-feira, Itamaraty dá orientações para quem quer curtir os Jogos Olímpicos
Em parceria com o Ministério do Esporte e o Comitê Olímpico do Brasil, o Ministério das Relações Exteriores lançou nesta terça-feira, 16, o Guia dos Torcedores Brasileiros nos Jogos Olímpicos. A cartilha reúne informações a brasileiras e brasileiros que irão à competição, que segue de 26 de julho a 11 de agosto, assim como orientações para assistência em Paris, Marselha, Taiti e outros locais que sediarão eventos.
Em um dos pontos, o guia faz um alerta a “delitos frequentes, em especial os furtos nas áreas de grande afluxo de público”, cometidos pelos “pickpockets”, os batedores de carteiras.
+ Às vésperas de Paris 2024, brasileiros já compraram quase 60 mil ingressos
“Há advertências regulares emitidas nos trens do metrô, por exemplo, sobre a atuação dos ‘pickpockets’, extremamente hábeis ao abrir bolsas e mochilas sem que seus proprietários percebam”, define o texto. “Sua atuação não se restringe aos transportes coletivos, estende-se a bares e cafés com mesas na calçada, além dos pontos turísticos mais visitados”.
O problema, no geral, é percebido em vários cantos da Europa. No ano passado, a italiana Monica Poli ficou famosa nas redes sociais com vídeos em que seguia conhecidos ladrões de carteiras, que ficam à espreita das vítimas na região de Veneza — “Attenzione, pickpockets” (atenção, batedores de carteiras), grita ela, quando os vê.
De acordo com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos (COJO), mais de 8 milhões das cerca de 10 milhões de entradas já foram vendidas até o começo de julho para os Jogos de Paris. Segundo o COB, até meados de junho quase 60.000 ingressos já tinham sido vendidos para brasileiros, incluindo atrações em todos os 19 dias de competições.
+ Maratonista brasileiro testa positivo em antidoping e está fora de Paris
Além de contextos sobre a França e informações de contato, a cartilha também dá dicas práticas de providências prévias à viagem, serviços médicos. como ir do aeroporto à cidade e o que fazer em caso de perda ou roubo, sobretudo do passaporte.
Durante os Jogos, o Consulado-Geral do Brasil em Paris terá uma equipe dedicada ao atendimento de torcedores. Além disso, pela primeira vez, o Itamaraty terá um posto avançado no complexo do COB para atender atletas e técnicos da delegação brasileira.