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Como grandes restaurantes reinventam o delivery

Estratégias incluem embalagens sustentáveis, parceria com influenciadores e até playlist personalizada

Por Flávio Monteiro
10 dez 2025, 14h47 • Atualizado em 10 dez 2025, 15h53
  • Popularizado durante a pandemia, o delivery transcendeu sua função inicial de medida emergencial para se tornar um pilar estratégico da operação de restaurantes consagrados. A adaptação exigiu investimentos em infraestrutura, cardápio e experiência do cliente, convertendo um canal de urgência em um vetor sólido de crescimento.

    A primeira grande mudança foi na estrutura física. Para preservar a qualidade do serviço no salão, cozinhas dedicadas exclusivamente às entregas tornaram-se comuns. “Montamos uma dark kitchen em Botafogo, voltada apenas para o delivery. E, em nossa unidade da Barra da Tijuca, mantemos cozinhas separadas para o atendimento presencial e para as entregas”, explica Sérgio Nogueira, gerente de delivery e inteligência do Gurumê.

    As embalagens, antes muitas vezes limitadas a amontoados de plástico envoltos em fita adesiva, transformaram-se em elementos centrais da experiência. A preocupação com funcionalidade e identidade visual hoje é unânime. “Atualmente, há um cuidado enorme com a apresentação do prato na casa do cliente. Só utilizamos embalagens sustentáveis e abolimos completamente os grampos”, afirma Sabrina Marino, head de e-commerce do Gula Gula, onde o delivery já responde por metade do faturamento total.

    Na tentativa de transpor a atmosfera do restaurante para a residência do cliente, chefs como Rodrigo Oliveira, do Mocotó, em São Paulo, passaram a cuidar de cada detalhe. Juntamente com a refeição, são enviados os mesmos molhos disponíveis nas mesas do estabelecimento. A entrega ainda é acompanhada por uma sugestão de playlist para curtir enquanto se saboreia um baião de dois ou um joelho de porco com cuscuz. “Gestos simples elevam significativamente a experiência”, destaca Rodrigo.

    Mocotó investiu em kit personalizado que leva um pouco da experiência do salão para as residências dos clientes
    Mocotó investiu em kit personalizado que leva um pouco da experiência do salão para as residências dos clientes (Cedida/Reprodução)
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    Um novo elemento que ganhou força nesse cenário é a atuação dos influenciadores digitais. Agora, contratados não apenas para promover o restaurante, mas especificamente o serviço de entrega, eles produzem fotos atrativas em ambiente doméstico e as compartilham com seu público. “Além de recebê-los no salão, também enviamos pedidos via delivery para que possam mostrar as embalagens, a apresentação e a experiência completa em casa”, explica Mariana Telésforo, do marketing do Gurumê.

    Apesar do crescimento expressivo das entregas, o atendimento presencial não mostra sinais de perda de relevância. Sabrina, que inicialmente era resistente ao delivery, hoje tem uma visão integrada: “O salão carrega uma dimensão afetiva e social única, e por isso sempre terá o seu lugar”, conclui.

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