Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

A caminho de Cuba, navios russos fazem exercícios militares no Atlântico

Treinamento envolveu disparos de mísseis de alta precisão contra falsos alvos, simulando uma defesa contra investidas aéreas

Por Da Redação
Atualizado em 11 jun 2024, 16h01 - Publicado em 11 jun 2024, 15h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • The Russian frigate Admiral Gorshkov, left, and the Chinese frigate Rizhao 598, ahead of naval drills between Russia, South Africa and China, in Richards Bay, South Africa, on Wednesday, Feb. 22, 2023. The exercises, known as MOSI II, have been criticized by some of South Africas biggest trade partners, including the US and European Union, who have questioned the timing of the exercises, which take place one year after Russia launched its invasion of Ukraine. Photographer: Waldo Swiegers/Bloomberg via Getty Images
    Navio de guerra russo  (Bloomberg/Getty Images)

    O navio de guerra Almirante Gorshkov e o submarino de propulsão nuclear Kavan, da Rússia, conduziram nesta terça-feira, 11, exercícios militares no Oceano Atlântico a caminho de Cuba, informou o Ministério da Defesa da Rússia. O treinamento envolveu disparos de mísseis de alta precisão contra falsos alvos, simulando uma defesa contra investidas aéreas.

    Quatro navios de guerra russos devem chegar a Cuba na quarta-feira. O governo cubano afirmou que as visitas eram uma prática padrão das unidades navais dos países aliados de Havana, reiterando que veículos marítimos não transportavam armas nucleares e não representavam uma ameaça para a região.

    Na semana passada, os Estados Unidos comunicaram que a Rússia planejava realizar exercícios militares na região do Caribe, acrescentando que estavam rastreando as atividades dos navios. O objetivo principal de Moscou, segundo uma autoridade do alto escalão do governo americano, era mostrar sua potência militar em meio à uma escalada de tensões na Ucrânia e com o Ocidente. No entanto, o governo americano não considerou a medida ameaçadora e classificou como parte da atividade naval rotineira. 

    Esta não é a primeira vez que a Rússia envia navios ao Caribe. Entre 2013 a 2020, diversas embarcações russas navegaram anualmente até a região. Contudo, o exercício militar ocorre em meio às declarações do presidente russo, Vladimir Putin, de que suas tropas podem tomar “medidas assimétricas” em outros lugares do mundo devido à decisão do chefe de estado americano, Joe Biden, de permitir que a Ucrânia utilize armas fornecidas pelos EUA para atingir o território inimigo. 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.