Abbas é internado para cirurgia na orelha
Internação coincide com momento de tensão entre israelenses e palestinos; 60 manifestantes da Faixa de Gaza foram mortos
O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, foi internado nesta terça-feira (15) em um hospital de Ramallah, na Cisjordânia, para “uma operação cirúrgica menor em uma orelha”, informou a agência palestina Wafa.
“O presidente sairá do hospital em algumas horas”, indicou a agência.
A hospitalização aconteceu um dia depois dos mais violentos conflitos entre israelenses e palestinos nos últimos quatro anos. Pelo menos 60 palestinos foram mortos pelas forças israelenses na Faixa de Gaza, onde protestavam contra os 70 anos do Nakba (catástrofe, em árabe), o processo de expulsão causado pela independência de Israel e pela guerra entre árabes e israelenses.
A saúde de Abbas, de 83 anos, é tema de preocupação e de frequentes boatos. Trata-se de um fumante inveterado. No fim de fevereiro, ele passou por vários exames durante uma visita aos Estados Unidos.
O político veterano, conhecido como Abu Mazen, foi reeleito no início de maio para o comando da Autoridade Palestina. Ele insiste no direito de chamar os territórios palestinos como Estado da Palestina, respaldado em resolução das Nações Unidas de 2013. Abbas lidera o país desde 2005.
Sua reeleição coincidiu com o aumento da tensão entre palestinos e israelenses, reavivada pela transferência, na segunda-feira, da embaixada dos Estados Unidos de Tel Aviv para Jerusalém.
(Com AFP)