Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Acusada de ataque químico, Síria assume comissão de desarmamento da ONU

Presidência do órgão é rotativa; delegação dos Estados Unidos protestou contra medida

Por Da Redação
30 Maio 2018, 17h46

A Síria assumiu na terça-feira (29) a presidência rotativa da Conferência de Desarmamento da ONU. Acusado de crimes contra a humanidade e de ter usado armas químicas contra sua própria população, o governo de Bashar Assad vai presidir as negociações por um mês.

A decisão foi alvo de condenação por parte de governos ocidentais. Robert Wood, enviado dos Estados Unidos para a conferência, organizada pelas Nações Unidas, disse que a presidência da Síria no órgão de Genebra é uma “farsa”.

Fazendo referência aos assassinatos e ataques de armas químicas supostamente cometidos contra civis pelo governo sírio, disse que “esta não é uma presidência normal e, portanto, os EUA não a tratarão como tal”.

Wood disse que “os Estados Unidos não ficarão em silêncio” e pediu que outros países “falem” e enviem uma “mensagem muito semelhante e clara sobre sua aversão”.

Wood deixou a reunião durante o discurso de abertura do enviado da Síria, Houssam-Eddin Ala. Após o fim dos comentários, o diplomata retornou à sala. A representação do Reino Unido no órgão também aderiu ao protesto.

A conferência de 65 países é o fórum de negociação de desarmamento mais importante do mundo, embora tenha alcançado pouco nos últimos anos. Trabalha pela redução de armas no mundo e não proliferação de armas nucleares.

Damasco ocupará a presidência do órgão durante quatro semanas, conforme as regras da presidência rotativa. As normas também estipulam que o critério para determinar os países que ocupam a chefia é a ordem alfabética.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.