Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Advogados temem depoimento de Trump em investigação sobre Rússia

O temor de que seja preso por falar mentiras tem feito os advogados a aconselharem o presidente a não prestar depoimento perante Mueller

Por Da redação
6 fev 2018, 13h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante evento do Partido Republicano na cidade de Thurmont, localizada no estado americano de Maryland - 06/01/2018
    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante evento do Partido Republicano na cidade de Thurmont, localizada no estado americano de Maryland - 06/01/2018  (Yuri Gripas/Reuters)

    Os advogados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugerem que ele não preste depoimento para o promotor especial responsável pelas investigações do caso de interferência russa nas eleições, Robert Mueller, informou o New York Times. O temor é de que o presidente, conhecido por declarações falsas e por se contradizer com frequência, seja preso por mentir aos investigadores.

    A decisão sobre se Trump irá ou não responder às perguntas de Mueller deve sair nas próximas semanas. Se ele se recusar a prestar depoimento, as investigações podem se arrastar por mais algum tempo. Nesse caso, Mueller pode pedir para que o presidente testemunhe em frente ao grande júri e as investigações podem acabar sendo decididas na Suprema Corte.

    Segundo o jornal, a recusa também poderia trazer consequências políticas. A suspeita de que o presidente poderia estar escondendo informações poderia refletir nas campanhas do partido Republicano para as eleições de novembro.

    Mesmo assim, os advogados têm aconselhado Trump a rejeitar o encontro com Mueller. O primeiro argumento é de que o promotor não teria posição legal para questionar o presidente sobre determinados assuntos, como quando Trump teria supostamente dado uma resposta falsa ao NYT quando questionado sobre o encontro entre seu filho Trump Jr. e advogados russos na Trump Tower.

    Além dos advogados, outras pessoas próximas à Casa Branca também têm aconselhado o presidente e não prestar o depoimento. Newt Gingrich, ex-presidente da Câmara e um conselheiro informal do presidente afirmou no mês passado ao Fox and Friends que “A ideia de colocar Trump em uma sala com cinco ou seis advogados endurecidos e muito inteligentes, que estão tentando enganá-lo e prendê-lo, seria uma ideia muito, muito ruim”.

    Continua após a publicidade

    O advogado da Casa Branca Ty Cobb, por outro lado, defende que o presidente deveria colaborar com as investigações.

    No entanto, a recusa colocaria Trump em discordância com suas últimas declarações, nas quais afirmou estar ansioso para conversar com Mueller. “Estou ansioso por isto, na verdade”, disse no mês passado, falando a repórteres na Casa Branca. “Eu faria isto sob juramento”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.