Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Após mortes, Biden diz que EUA lançarão ajuda por ar em Gaza

Além da ajuda humanitária, presidente americano também deu atualizações sobre tentativa de um cessar-fogo entre Israel e Hamas

Por Da Redação
Atualizado em 8 Maio 2024, 12h43 - Publicado em 1 mar 2024, 19h14

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta sexta-feira, 1, o primeiro lançamento militar aéreo de alimentos e suprimentos em Gaza. O planejamento de ajuda humanitária estadunidense ocorre um dia depois que mais de cem palestinos foram mortos em um ataque israelense enquanto faziam fila para comida.

O presidente afirmou que o lançamento dos EUA deve ocorrer nos próximos dias, sem oferecer mais nenhum detalhe.

“Precisamos fazer mais e os Estados Unidos farão mais”, disse Biden. “A ajuda que flui para Gaza está longe de ser suficiente”, acrescentou.

O porta-voz do governo dos EUA, John Kirby, enfatizou que a ajuda aérea se tornaria um “esforço sustentado”, acrescentando que o primeiro seria de refeições militares já prontas para serem consumidas.

Ao todo, de acordo com o Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários, cerca de 576 mil pessoas na Faixa de Gaza estão a um passo da fome. O número é equivalente a um quarto da população do enclave. Atualmente, para tentar combater a fome, diversos palestinos estão consumindo ração de animais, cavalos abatidos e até cactos. A ONU já alertou  que a desnutrição aguda entre as crianças no norte palestino já está acima do limiar crítico de 15% e as organizações de ajuda humanitária precisam enfrentar “obstáculos esmagadores” para conseguir distribuir os suprimentos.

Continua após a publicidade

Negociação de paz

Além do lançamento aéreo, Biden também afirmou que negocia um possível cessar-fogo entre Israel e Hamas para que mais ajuda humanitária consiga entrar no território. Segundo o democrata, a ajuda humanitária que entra em Gaza não é o suficiente para toda população, embora grande parte da distribuição de comida e materiais sejam feitos por vias aérea. Atualmente, a entrega de suprimentos por vias terrestres tem encontrado diversos obstáculos, com caminhões enfileirados entre a fronteira do Egito com a cidade palestina de Rafah.

No início da semana, Biden afirmou que esperava que o acordo de cessar-fogo fosse assinado na próxima segunda-feira, 4. Entretanto, com a morte de civis palestinos em filas de ajuda humanitária por militares de Israel, a possibilidade da negociação de trégua sair do papel tão rapidamente é baixa. Apesar disso, Biden afirmou que está “esperançoso” em relação a um acordo de paz.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.