Arábia Saudita intercepta míssil lançado sobre a capital Riad
O míssil foi lançado pela força aérea do Iêmen sobre a capital saudita Riad, mas foi interceptado antes de causar danos, segundo autoridades locais
A Arábia Saudita interceptou um míssil lançado pela força aérea do Iêmen sobre a capital Riad, segundo informações da rede americana CNN. O míssil foi interceptado a nordeste da cidade, próximo ao Aeroporto Internacional King Khalid.
Segundo o canal El-Ekhbariya, oficial do governo saudita, o míssil “não deixou feridos, nem provocou danos”. Já o Ministério da Defesa do Iêmen disse que o ataque “abalou a capital saudita” e que a operação foi bem sucedida. Disse também que foi usado no ataque um míssil balístico de longo alcance fabricado no Iêmen e chamado “Burqan 2H”.
Um vídeo publicado no YouTube mostra o momento em que supostos projéteis da Força Aérea saudita foram lançados perto do aeroporto para interceptar o míssil.
Cenário de guerra
Uma coalizão liderada pela Arábia Saudita vem combatendo rebeldes Houthi, que são apoiados pelo Irã, no Iêmen. Os rebeldes derrubaram em 2015 o governo internacionalmente reconhecido do país. O Iêmen é cenário de uma guerra entre as forças do governo e os rebeldes huthis. Em setembro de 2014, estes últimos se apoderaram da capital, Sanaa, e de grandes extensões de território no norte do país.
Em março de 2015, o governo do presidente Abd Rabbuh Mansur Al-Hadi recebeu o apoio de uma coalizão árabe liderada por Riad. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conflito deixou mais de 8.650 mortos e cerca de 58.600 feridos.
(Com Estadão Conteúdo e AFP)