Ataque com martelo deixa um morto e um ferido na França
Agressor perseguiu transeuntes no centro de Paris, perto da Torre Eiffel, disse o ministro do Interior, Gerald Darmanin, nas redes sociais

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida depois que um agressor atacou transeuntes no centro de Paris, nas imediações da Torre Eiffel. A informação foi divulgada nas redes sociais neste sábado, 2, pelo ministro do Interior da França, Gerald Darmanin.
“A polícia acaba de prender corajosamente um agressor que atacava transeuntes em Paris, nos arredores do Quai de Grenelle”, postou o ministro na plataforma de mídia social X, anteriormente conhecido como Twitter. “Uma pessoa morta e uma pessoa ferida tratada pelos bombeiros de Paris. Por favor, evitem a área.”
Les policiers viennent d’avoir courageusement interpellé un assaillant s’en prenant à des passants à Paris, autour du quai de Grenelle. Une personne décédée et un blessé pris en charge par les Pompiers de Paris. Merci d’éviter le secteur.
— Gérald DARMANIN (@GDarmanin) December 2, 2023
A Agência France Presse, citando uma fonte não identificada, disse que o suspeito gritou “Allahu Akbar” (Deus é o Maior, em árabe), mas a agência Reuters não conseguiu confirmar esta informação de forma independente.
A promotoria antiterrorismo disse que ainda não foi encarregada de uma investigação. “O agressor foi neutralizado muito rapidamente pela polícia. Tentamos salvar a vida deste homem. É um homem que morreu e eles (as pessoas atacadas) eram turistas”, disse o Patrick Pelloux à BFM TV. A emissora, citando a polícia, disse que o homem que morreu era de nacionalidade alemã e que a arma do agressor era um martelo.
Como ficam as Olimpíadas de Paris?
O incidente de sábado à noite no centro de Paris ocorreu menos de oito meses antes da capital francesa acolher os Jogos Olímpicos e pode levantar questões sobre a segurança no evento desportivo global. Os organizadores planejam uma cerimônia de abertura monumental e sem precedentes, tendo como palco principal o rio Sena, que eles esperam que poderá atrair até 600 mil espectadores.