Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Autor de ataque em Buffalo queria matar pessoas negras, diz prefeito

Suspeito de matar 10 pessoas chegou a viajar mais de 320 quilômetros para área com maior concentração de afroamericanos, segundo investigadores

Por Da Redação 16 Maio 2022, 11h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • BUFFALO, NY - MAY 15: Pleazant Davis, 22, is comforted by her friend, Tasha Dixon, 35, at a memorial honoring the victims of the Tops shooting across the street from the store in Buffalo on May 15, 2022. If anybody wants to understand us, just be with us, Davis said. Dont just come around when tragedy happens in the Black community. () Its not always about food or water, its being here. Dont be afraid of us. Were the human race, we dont want to be separated more than the world is already making it seem. Davis and Dixon know one another through years of living in the area. We come together, we stick together, we stay together, said Davis simply. (Photo by Libby March for The Washington Post via Getty Images)
    Parentes e amigos comparecem ao memorial em homenagem às vítimas do tiroteio em Buffalo. No ataque, 10 pessoas foram mortos e 3 ficaram feridas. 15/05/2022 - (Libby March/The Washington Post/Getty Images)

    O homem suspeito de matar 10 pessoas a tiros em um supermercado em Buffalo, estado americano de Nova York, no último sábado, 14, está sendo investigado por ato extremista violento com motivação racial, à medida que há evidências de que ele teria escolhido propositalmente uma área com maior concentração de pessoas negras, segundo autoridades locais. 

    À rede CNN, o prefeito de Bufallo, Byron Brown, ressaltou que Payton Gendron, homem branco de 18 anos, chegou com a intenção de tirar “o maior número possível de vidas negras” e chegou a dirigir mais de 320 quilômetros para realizar o ataque. Há indícios de que ele vasculhou a comunidade e o supermercado antes de realizar o ataque e , das 13 pessoas baleadas, 11 eram negras, segundo a polícia local. 

    + Em 48 horas, EUA somam ao menos quatro tiroteios com vítimas fatais

    “Parece que ele esteve aqui por talvez vários dias a partir de relatos que tenho ouvido, e que ele vigiava esta comunidade”, acrescentou o prefeito. 

    De acordo com a Pesquisa da Comunidade Americana de 2020, do Census Bureau, a área em que ocorreu o tiroteio está entre as que possuem maior porcentagem de população negra em todo o país e tem a maior concentração de afro-americanos do norte do estado de Nova York. 

    Continua após a publicidade

    Gendron, que foi preso logo após o ataque, está sendo interrogado sobre um documento de 180 páginas supostamente de sua autoria no qual se descreve como fascista e supremacista branco.

    Joseph Gramaglia, chefe de polícia de Buffalo, disse a repórteres no domingo, 15, que Gendron já havia sido levado para uma avaliação de saúde mental após fazer “ameaças generalizadas” enquanto ainda estava no ensino médio.

    “Este é um crime de ódio racista absoluto, e será processado como crime de ódio”, disse o chefe de polícia.

    Segundo a agência de notícias AP, um vídeo do supermercado Tops Friendly Market mostrou o homem estacionando em frente à loja com um fuzil no banco do passageiro de um carro. Logo depois, o suspeito abriu fogo contra pessoas que estavam no estacionamento e dentro do estabelecimento.

    Continua após a publicidade

    Segundo investigadores, ele teria filmado e transmitido ao vivo o ataque na internet. Um perfil em uma rede social atribuído a Gendron é repleto de conteúdo extremista, racista e antissemita, além teorias da conspiração.

    Responsável por examinar o material extremista online, a procuradora-geral de Nova York, Letitia James, disse à BBC que “este evento foi cometido por um indivíduo doente e demente que foi alimentado [por] uma dieta diária de ódio”.

    Paralelamente, o dono da loja de armas que vendeu o riffle ao suspeito disse à imprensa dos Estados Unidos que nenhum alerta surgiu quando seu nome foi consultado por meio de um sistema de verificação de antecedentes do governo. 

    O ataque a tiros de sábado em Buffalo é o pior incidente do tipo até agora nos EUA neste ano, e também inflamará ainda mais a já acalorada batalha política sobre o controle de armas nos EUA.

    Continua após a publicidade

    O crime também reaquece o debate sobre a ideologia de extrema-direita, que alega que a imigração destruirá os valores brancos e a civilização ocidental. 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.