Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Baleia beluga morre durante operação de resgate na França

Mais de 20 mergulhadores foram envolvidos na operação de seis horas para devolver o animal de quatro metros ao seu habitat no Ártico

Por Da Redação
10 ago 2022, 10h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Rescuers pull up a net as they rescue a beluga whale stranded in the River Seine at Notre Dame de la-Garenne, northern France, on August 9, 2022. - French marine experts launched an ambitious operation on August 9 to rescue an ailing beluga whale that swam up the Seine river, to return it to the sea. The four-metre (13-foot) cetacean, a protected species usually found in cold Arctic waters, was spotted a week ago heading towards Paris, and is now some 130 kilometres inland. (Photo by JEAN-FRANCOIS MONIER / AFP)
    O animal de quatro metros foi sacrificado por veterinários depois de desenvolver dificuldades respiratórias. 10/08/2022. (JEAN-FRANCOIS MONIER/AFP)

    Uma baleia beluga, que estava perdida no rio Sena, no norte da França, morreu nesta quarta-feira, 10, durante uma operação resgate que tentava ajudá-la a voltar ao seu habitat no oceano Ártico.

    O animal de quatro metros e 800 kg foi encontrado com a saúde precária e encalhado nos arredores de Paris. Entre 22h e 4h do horário local, mais de 20 mergulhadores e uma dúzia de veterinários estiveram envolvidos no esforço de retirar a baleia da água doce do rio Sena, onde não poderia sobreviver.

    Em seguida, foi transferida para um caminhão refrigerado que iria transportá-la até a costa marítima a Normandia. No entanto, a baleia desenvolveu dificuldades respiratórias durante a viagem de aproximadamente 160 quilômetros e foi sacrificado pelos veterinários.

    “A decisão de sacrificar a beluga foi tomada porque estava muito enfraquecida para ser colocada de volta na água”, disse a subprefeitura da região francesa de Calvados, local do resgate.

    Continua após a publicidade

    Florence Ollivet Courtois, veterinária que participou da operação, informou à agência de notícias Associated Press que a eutanásia se tornou necessária pois “o sofrimento do animal era óbvio”.

    O grupo de conservação Sea Shepherd France disse que exames veterinários após a remoção da beluga do rio mostraram que ela estava abaixo do peso e não tinha atividade digestiva. Membros da organização tentaram sem sucesso, desde sexta-feira 5, alimentar a baleia com peixes.

    No final de maio, uma orca que também estava à deriva no rio Sena morreu de causas naturais após um resgate malsucedido.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.