Berlusconi se diz decepcionado com Putin: ‘Me parecia um homem de paz’
Anos depois de tratar o presidente russo como "irmão mais novo", ex-primeiro-ministro da Itália condenou invasão à Ucrânia
Silvio Berlusconi falou com decepção neste sábado, 9, sobre um velho amigo que manteve em seus últimos mandatos como primeiro-ministro da Itália: Vladimir Putin. Em seu primeiro discurso após a invasão russa na Ucrânia, em 14 de fevereiro, o magnata italiano de 85 anos disse que o presidente russo deve ser “responsabilizado por crimes de guerra”.
“É realmente uma pena. Não posso nem quero esconder a minha decepção com o comportamento de Putin que sempre me pareceu um homem da democracia e um homem de paz”, discursou Berlusconi, sob aplausos, durante uma convenção de seu partido conservador, Forza Italia, em Roma.
“O ataque à Ucrânia, em vez de trazer a Rússia para a Europa, a jogou nos braços da China. É realmente uma pena”, completou Berlusconi.
Anos atrás, Berlusconi, que foi primeiro-ministro de três governos (1994-95, 2001-2006 e 2008-2011), chegou a tratar Putin como “o número 1 entre os líderes mundiais” e até mesmo de “irmão mais novo”.