Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Boris Johnson renuncia ao cargo de deputado e anuncia saída do parlamento

Decisão ocorre em meio à pressão do caso 'Partygate', em que o ex-primeiro ministro teria supostamente promovido festas durante a pandemia da Covid-19

Por Da Redação 9 jun 2023, 21h48

Boris Johnson renunciou ao cargo de deputado e anunciou sua saída do parlamento britânico nesta sexta-feira, 9. A decisão acontece em meio à pressão do escândalo “Partygate”, em que investigações apontaram declarações enganosas feitas pelo ex-primeiro ministro envolvendo a promoção de festas em seu gabinete durante o lockdown da pandemia da Covid-19.

O inquérito parlamentar formado teria sido o responsável por analisar se o político teria enganado ou mentido intencionalmente na Câmara dos Comuns, quando em 2021 disse que as regras de isolamento teriam sido seguidas.

Como consequência, o Parlamento do Reino Unido vai passar por uma eleição suplementar imediata, o que aumenta a pressão política sobre seu sucessor, Rishi Sunak, do Partido Conservador.

“É muito triste deixar o Parlamento, pelo menos por enquanto. Mas, acima de tudo, estou perplexo e chocado por poder ser forçado a sair, de forma antidemocrática, por um comitê presidido e administrado por Harriet Harman, com um viés tão flagrante” , disse Boris Johnson em declaração divulgada pelo jornal britânico The Guardian.

Continua após a publicidade

Em meio aos escândalos envolvendo o político, Boris Johnson renunciou à liderança do Partido Conservador e ao cargo de primeiro-ministro em julho do ano passado.

A renúncia como membro do Parlamento significa que Boris evita a potencial humilhação de um voto de suspensão da Câmara dos Comuns por sua conduta e, consequentemente, uma eleição especial no distrito eleitoral que representa, no Noroeste de Londres, a qual ele poderia facilmente perder.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.