Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Britânicos foram intoxicados pela mesma substância usada contra ex-espião

Homem e mulher estão internados após serem encontrados inconscientes; até agora não há indícios de que foi um ataque planejado

Por Da Redação
Atualizado em 4 jul 2018, 21h43 - Publicado em 4 jul 2018, 20h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Segundo a imprensa britânica, os intoxicados são Charlie Rowley e Dawn Sturgess, de 45 e 44 anos (//Reprodução)

    A polícia do Reino Unido confirmou nesta quarta-feira (04) que o homem e a mulher internados em estado grave desde o último sábado (30), quando foram encontrados inconscientes em uma casa na cidade de Wiltshire, foram intoxicados pela substância química Novichok, a mesma usada no envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal.

    Wiltshire fica no sudoeste da Inglaterra e a 13 quilômetros de Salisbury, onde Skripal e sua filha Yulia foram envenenados no dia 4 de março.

    O delegado adjunto da Polícia Metropolitana, Neil Basu, informou nesta quarta à imprensa que não foi possível confirmar até o momento se a substância química provém do mesmo lote com o qual o ex-espião russo foi atacado.

    A substância tóxica foi analisada no laboratório de pesquisa de armas químicas do governo britânico em Porton Down, em Wiltshire, acrescentou Basu.

    O delegado disse ainda que “não há nada que sugira” que o homem e a mulher tenham sido atacados, embora tenham sido achados inconscientes em Wiltshire com sintomas parecidos aos de Skripal e sua filha, e estejam sendo tratados agora no mesmo hospital que ambos estiveram internados.

    Segundo a imprensa local, os intoxicados são Charlie Rowley e Dawn Sturgess, de 45 e 44 anos, respectivamente. Ambos são de nacionalidade britânica.

    Basu confirmou que “ninguém mais” apresentou os mesmos sintomas na cidade e lembrou que a área do incidente foi isolada pela polícia e pela Unidade de Terrorismo do Reino Unido, responsáveis pela investigação.

    O agente reforçou que não parece que tenha havido “um crime proposital”, embora tenha ressaltado que a investigação permanece aberta a todas as hipóteses.

    Continua após a publicidade

    O comitê de emergência Cobra, formado pelos principais ministros e por representantes das forças de segurança do Reino Unido, se reuniu nesta quarta para abordar o caso. Um porta-voz do governo da primeira-ministra Theresa May afirmou que o incidente está qualificado como “grave” e é abordado “com a máxima seriedade”.

    O ex-espião, de 67 anos, e sua filha Yulia, de 33, foram envenenados com o agente nervoso Novichok em um ataque que, segundo o governo britânico, foi orquestrado pela Rússia.

    Como represália dezenas de diplomatas russos foram expulsos do Reino Unido, enquanto que Moscou negou qualquer vinculação com o incidente e fez o mesmo com diplomatas britânicos.

    Os Skripal permaneceram durante semanas no hospital Salisbury District – antes de receberem alta, ela em 10 de abril e ele em 18 de maio –, o mesmo no qual o homem e a mulher estão internados agora em estado crítico.

    Continua após a publicidade

    (Com EFE)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.