Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Capital da Índia registra 52,9ºC e bate recorde de temperatura

Onda de calor vem se acumulando há semanas, enquanto ciclone no sul do país tirou 36 vidas. Autoridades alertaram para o risco de escassez de água

Por Da Redação
Atualizado em 29 Maio 2024, 13h11 - Publicado em 29 Maio 2024, 10h52

A Índia bateu nesta quarta-feira, 29, seu recorde nacional de temperatura, com 52,9ºC na capital Nova Délhi, segundo o Departamento Meteorológico do país (DMI).

A temperatura foi registrada no subúrbio de Mungeshpur e estava mais de nove graus acima do esperado para esta época no ano. É a primeira vez que a capital ultrapassa a temperatura de 50ºC.

O DMI apontou para “condições severas de onda de calor” durante o segundo dia de calor recorde no país. Nesta terça-feira, 28, Mungeshpur e Narela registraram 49,9ºC, ultrapassando o recorde de 49,2ºC em 2002. 

Esta onda de calor vem se acumulando há semanas na Índia e pesquisas científicas afirmam que as mudanças climáticas, resultado da ação humana, são responsáveis por torná-la mais intensa, além de mais frequente e mais longo. 

Continua após a publicidade

Ao mesmo tempo, o sul da Índia é atingido pela passagem do ciclone tropical Remal, que provoca chuvas e ventos fortes. Mais de um milhão de pessoas precisaram se deslocar para fugir das tempestades e pelo menos 38 morreram desde o domingo 26.

Escassez de água

As autoridades de Nova Délhi alertaram para o risco de falta de água devido ao calor extremo. A ministra da Água, Atishi Marlena, pediu que a população evite o desperdício de água e tenha “responsabilidade coletiva”. 

O abastecimento de água foi reduzido de duas vezes por dia para uma vez por dia em muitas áreas para impedir a escassez, segundo Atishi.

Continua após a publicidade

“A água economizada será racionada e fornecida às áreas mais deficientes, onde o suprimento dura apenas de 15 a 20 minutos por dia”, acrescentou.

Riscos à saúde

As ondas de calor intensas podem causar danos à saúde, especialmente em crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. O DMI alertou para uma “probabilidade muito alta de desenvolvimento de doença térmica e insolação em todas as idades”, com “cuidados extremos necessários para pessoas vulneráveis”.

O necrotério da cidade de Jaipur, capital do Rajastão, excedeu sua capacidade devido à chegada de um alto número de corpos de vítimas do calor extremo. Segundo a polícia local, muitas são trabalhadores pobres constantemente expostos ao sol, bem como pessoas em situação de rua. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.