Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Céu de Atenas fica laranja após tempestade de areia no Saara; veja fotos

Apesar de produzir paisagens belas, autoridades da Grécia alertam que altas concentrações de poeira representam riscos para a saúde

Por Da Redação
Atualizado em 8 Maio 2024, 13h00 - Publicado em 24 abr 2024, 09h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A man takes a photograph of the city of Athens from Tourkovounia hill, as southerly winds carry waves of Saharan dust to the city, in Athens, on April 23, 2024. Clouds of dust blown in from the Sahara covered Athens and other Greek cities on April 23, 2024, one of the worst such episodes to hit the country since 2018, officials said. The yellow-orange haze smothered several regions, limiting visibility and prompting warnings of breathing risks from the authorities. (Photo by Angelos TZORTZINIS / AFP)
    Nuvens de poeira sopradas do Saara cobriram Atenas e outras cidades da Grécia, um dos piores episódios desse tipo a atingir o país desde 2018. 24/04/2024 - (Angelos Tzortzinis/AFP)

    Resíduos de uma tempestade de areia no deserto do Saara, no norte da África, pintaram o céu de Atenas e outras cidades gregas de laranja na noite de terça-feira 23. Segundo autoridades da Grécia, foi um dos piores episódios desse tipo a atingir o país desde 2018.

    Uma névoa alaranjada sufocou várias regiões da nação mediterrânea após dias de ventos fortes vindos do sul, provocando limitações à visibilidade e levando autoridades a alertarem a população sobre riscos para a saúde, especialmente a respeito de problemas respiratórios. A Grécia já tinha sido atingida por nuvens de poeira do Saara no final de março e início de abril, que também sufocaram partes da Suíça e do sul de França, mas dessa vez a situação foi mais intensa.

    “É um dos episódios mais graves de concentração de poeira e areia do Saara desde 21 e 22 de março de 2018, quando as nuvens invadiram a ilha de Creta”, disse Kostas Lagouvardos, diretor de pesquisa meteorológica do Observatório de Atenas.

    O serviço meteorológico grego disse que o céu começaria a clarear nesta quarta-feira.

    Riscos para a população

    Autoridades da Grécia alertaram que altas concentrações de poeira podem reduzir a luz solar e a visibilidade, dificultando a vida de motoristas. Ao mesmo tempo, aumentam as concentrações de partículas finas de poluição na atmosfera, representando riscos para pessoas com problemas de saúde e comorbidades.

    Continua após a publicidade

    O Saara libera de 60 a 200 milhões de toneladas de poeira mineral por ano. Enquanto as partículas maiores regressam rapidamente à Terra, as mais pequenas podem viajar milhares de quilômetros, atingindo potencialmente toda a Europa.

    Incêndios florestais

    Os fortes ventos que trouxeram poeira do Saara à Grécia nos últimos dias também alimentaram incêndios florestais fora de época no sul do país. O serviço de bombeiros disse na noite de terça-feira que um total de 25 focos de fogo eclodiram em todo o país nas últimas 24 horas.

    Continua após a publicidade

    Três pessoas foram presas na ilha turística de Paros, no Mar Egeu, sob suspeita de iniciar acidentalmente um incêndio na segunda-feira. Nenhum dano ou ferido significativo foi relatado e o fogo foi rapidamente contido. Outro incêndio que eclodiu na ilha de Creta, perto de uma base naval, foi controlado na terça-feira.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.