Chanceler da Venezuela diz que Brasil é “vergonha mundial”
Delcy Rodríguez ainda chamou os políticos brasileiros de corruptos
A chanceler da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou que o Brasil se tornou uma “vergonha mundial” quando Michel Temer assumiu a presidência, após o impeachment de Dilma Rousseff, reportou o jornal venezuelano El Nacional. “Hoje devemos dizer que o Brasil, lamentavelmente, é uma vergonha mundial. Desde que deram esse golpe de Estado em Dilma Rousseff, todos os dias seus políticos são envolvidos em um escândalo”, disse Rodríguez nessa segunda-feira.
A ministra das Relações Exteriores ainda chamou os políticos brasileiros de corruptos. “Mas eles não se importam porque a direita imperialista lhes estende o tapete vermelho”, acrescentou.
De acordo com o El Nacional, na declaração feita no fórum Chávez Anti-imperialista, a chanceler venezuelana também lamentou que um grupo de líderes latino-americanos tenham aderido ao modelo capitalista que, em sua opinião, só promove o racismo e a rejeição dos setores mais vulneráveis da sociedade.
Peru
Na mesma ocasião, Delcy Rodríguez criticou o presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, por comentários sobre a América Latina – na semana passada, durante uma conferência nos Estados Unidos, Kuczynski disse que a América Latina é como um cão deitado em um tapete e que não representava nenhuma preocupação para os EUA, com exceção da Venezuela que, em sua opinião, tornou-se um “grande problema”. Em resposta, a chanceler chamou o líder peruano de “cão simpático” e “covarde”.
Segundo ela, Kuczynski criticou o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e se comportou como um “covarde” ao falar contra o falecido Hugo Chávez. “Aqui, o único cão amigável que existe é ele, cuja cauda se move para os seus amos imperiais”, disse Rodríguez.
(Com Estadão Conteúdo)