Charles III é formalmente proclamado rei da Inglaterra em cerimônia
Evento ocorreu no Palácio de Saint James, em Londres, neste sábado, dois dias após a morte da rainha Elizabeth II, após 70 anos de reinado
Charles III foi formalmente proclamado rei da Inglaterra na manhã deste sábado, 10, em cerimônia realizada no Palácio de Saint James, em Londres, dois dias depois da morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II, aos 96 anos de idade e 70 de reinado.
Embora já ocupasse a posição desde o anúncio da morte de Elizabeth, no Castelo de Balmoral, na Escócia, a proclamação oficial se deu às 10h deste sábado no horário local (6h em Brasília), em evento transmitido pela televisão pela primeira vez na história, a pedido do rei.
A cerimônia começou quando o Conselho de Adesão, grupo formado por deputados, prefeito de Londres, funcionários públicos, a primeira-ministra, Liz Truss, e lideranças religiosas e da Commonwealth, anunciou a morte da rainha Elizabeth II e proclamou Charles III como novo rei. Estavam presentes em Saint James autoridades como os ex-premiês Boris Johnson, Theresa May, David Cameron e Tony Blair.
“Deus salve o rei”, exclamou o secretário do Conselho, Richard Tilbrook, antes de passar a palavra ao novo monarca, que estava acompanhado do príncipe William, próxima na linha de sucessão, e da rainha consorte Camilla, durante a proclamação de seu reinado em Londres
Em seu primeiro discurso real, Charles III se disse “ciente da herança dos deveres e responsabilidades da soberania”. “O reinado de minha mãe foi inigualável em sua duração, dedicação e devoção.” “Eu sei o quão profundamente você, toda a nação, e acho que posso dizer que o mundo inteiro, simpatiza comigo pela perda irreparável que todos sofremos. É o maior consolo para mim saber a simpatia expressa por tantos para minha irmã e meus irmãos”, disse.
“Ao assumir essas responsabilidades, devo me esforçar para seguir o exemplo inspirador que me foi dado ao defender o governo constitucional e buscar a paz, a harmonia e a prosperidade dos povos dessas ilhas, dos reinos e territórios da Commonwealth em todo o mundo”, prosseguiu. Em seguida, o novo rei assinou um juramento e novos ritos foram realizados no exterior do palácio.
Este foi o início de uma série de protocolos e cerimônias oficiais, tanto no Reino Unido quanto países do Commonwealth, como Canadá, Austrália e Jamaica, que ainda incluirão o funeral da rainha e a coroação do novo rei, ambos sem data programada.
His Majesty The King gives a personal declaration at today’s Accession Council, where he was formally proclaimed King Charles III.
⚫ https://t.co/lZ6yrT9Y0Y pic.twitter.com/phalp3gxTo
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 10, 2022
Confira abaixo, na íntegra, o discurso do rei Charles III:
Lordes, senhoras e senhores.
É meu dever neste momento de mais profunda dor anunciar a morte de minha amada mãe, a rainha.
Eu sei o quanto vocês e toda a nação, e devo dizer que o mundo inteiro, se solidarizam comigo pela perda irreparável que todos sofremos. É de grande consolo saber da simpatia expressa por tantos para minha irmã e irmãos e que tal afeto e apoio imenso seja estendido a toda a nossa família em nossa perda.
A todos nós como família, a este reino e à família de nações da qual fazemos parte, minha mãe deu um exemplo de vida dedicada ao serviço. O reinado de minha mãe foi inigualável em sua duração, sua dedicação e sua devoção.
Mesmo neste momento, em que estamos de luto, agradecemos por essa vida de tanta fé e tenho total compreensão do tamanho deste dever e das difíceis responsabilidades da soberania que agora passaram para mim.
Ao assumir essas responsabilidades, devo me esforçar para seguir o exemplo inspirador que me foi dado ao defender o governo constitucional e buscar a paz, a harmonia e a prosperidade dos povos dessas ilhas, dos reinos e territórios da Commonwealth em todo o mundo.
Neste propósito, sei que serei sustentado pela afeição e lealdade dos povos cujo a soberania eu fui chamado a seguir, e que no cumprimento desses deveres serei guiado pelo conselho de seus Parlamentos eleitos. Em tudo isso, sinto-me profundamente encorajado pelo apoio constante de minha amada esposa.
Aproveito esta oportunidade para confirmar a minha vontade e intenção de continuar a tradição de entregar as receitas hereditárias, incluindo a Crown Estate, ao meu governo em benefício de todos, em troca do Sovereign Grant, que apoia as minhas funções oficiais como chefe de Estado e chefe de nação.
E ao cumprir a pesada tarefa que me foi confiada e à qual agora dedico o que me resta de minha vida, oro pela orientação e ajuda de Deus todo poderoso.”