Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Colisão de trens na República Checa mata 4 pessoas e fere mais 27

Locomotiva de passageiros bateu de frente com outra de carga na via principal entre Praga e a parte oriental do país, que precisou ser fechada

Por Da Redação
Atualizado em 6 jun 2024, 09h05 - Publicado em 6 jun 2024, 09h02

Uma colisão frontal entre um trem de passageiros e outro de carga matou pelo menos quatro pessoas na República Checa, informaram autoridades locais nesta quinta-feira, 6. O acidente, que ocorreu na cidade de Pardubice, cerca de 100 km de Praga, também deixou outros 27 feridos.

O ministro do Interior checo, Vít Rakušan, disse que os trens colidiram nas últimas horas da noite de quarta-feira, e que nenhum dos feridos corre risco de vida.

A locomotiva de alta velocidade que transportava passageiros pertencia à empresa privada RegioJet. Os maquinistas de ambos os trens sobreviveram, segundo a agência de notícias local CTK.

+ Colisão de trens na Argentina deixa pelo menos 90 feridos; veja vídeos

O primeiro-ministro Petr Fiala classificou o acidente como uma grande tragédia e apresentou suas condolências às famílias dos mortos. Radim Jančura, proprietário da RegioJet, fez o mesmo, acrescentando que a sua empresa estava disposta a compensar os passageiros.

Estrangeiros entre os mortos

As equipes de resgate informaram que havia 380 pessoas a bordo dos vagões com destino à cidade de Kosice, no leste da Eslováquia, e depois para Chop, na fronteira com a Ucrânia. Pelo menos duas mulheres ucranianas morreram no acidente, informou o Ministério das Relações Exteriores do país em comunicado.

“Um funcionário do Consulado da Ucrânia em Brno (cidade checa) está no local e em contato constante com as agências de resgate e autoridades policiais”, afirmou a pasta em comunicado.

Continua após a publicidade

+ Ataque a tiros em universidade de Praga mata ao menos 15 e fere 24

Investigação

O corredor de Pardubice, onde os comboios colidiram, é uma artéria vital para a malha ferroviária checa. O ministro dos Transportes checo, Martin Kupka, disse que a via principal entre Praga e a parte oriental do país precisou ser fechada enquanto as autoridades investigavam a colisão. O trajeto foi parcialmente reaberto nove horas depois do acidente, mas a empresa ferroviária estatal, Czech Railways, aconselhou a população a evitar a rota durante todo o dia.

Martin Drápal, porta-voz de uma agência estatal que investiga acidentes de trem, disse que o maquinista da locomotiva que transportava passageiros não conseguiu frear em um sinal de parada. Não ficou claro, porém, se isso foi causado por erro humano ou por um problema técnico.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.