Com alertas de gatilho, Japão finalmente exibe o filme ‘Oppenheimer’
Após 8 meses do lançamento, vencedor do Oscar chega às cidades de Hiroshima e Nagasaki, onde foram lançadas as primeiras bombas atômicas
O vencedor de melhor filme do Oscar, “Oppenheimer“, estreou nesta sexta-feira, 29, no Japão, oito meses depois de seu lançamento oficial. O filme, dirigido por Christopher Nolan, que também recebeu o prêmio por melhor direção, é uma biografia cinematográfica sobre o físico americano J. Robert Oppenheimer, que liderou a corrida para desenvolver a bomba atômica lançada nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em agosto de 1945.
Até o momento, o Japão tinha ficado de fora das exibições mundiais devido à preocupação de como o tema seria recebido pela população do único país a sofrer bombardeios atômicos. As explosões nucleares há quase oitenta anos devastaram as duas cidades e mataram mais de 200 mil pessoas, com o impacto e os efeitos a curto e longo prazo da radioatividade.
+ Cidade no Japão acende alerta após gato cair em tanque com produto tóxico
Recepção difícil
Em entrevista à agência de notícias Reuters, um morador de Hiroshima afirmou entender porque “Oppenheimer” venceu o maior prêmio da indústria do cinema, mas mesmo assim criticou o filme.
“É claro que este é um filme incrível, que merece ganhar o Oscar”, disse ele. “Mas o filme também retrata a bomba atômica de uma forma que parece elogiá-la e, como pessoa com raízes em Hiroshima, achei difícil assisti-lo”, criticou.
+ Japão libera água de Fukushima no mar, apesar de críticas da China
Alerta de gatilho
Além disso, diversas imagens publicadas nas redes sociais mostram que cartazes foram pendurados nas entradas de alguns cinemas de Tóquio, com o objetivo de alertar o público sobre o conteúdo do filme. Os avisos deixavam claro que expectadores seriam expostos a imagens de testes nucleares, que poderiam evocar os danos causados pelas bombas no Japão.
Inicialmente, a Universal Pictures deixou o país asiático de fora de sua programação de lançamento global. No entanto, depois que o filme foi adquirido pela Bitters End, uma distribuidora japonesa de filmes independentes, “Oppenheimer” finalmente ganhou data de estreia no Japão.