A polícia da província de Sevilha, no sul da Espanha, impediu o roubo de quase meia tonelada de azeitonas durante o início da temporada de colheita, período em que a fruta se torna alvo de criminosos, informou a polícia local nesta terça-feira, 2.
Durante uma operação, oficiais da Guarda Civil flagraram sete pessoas colhendo ilegalmente 465 kg de azeitonas manzanilla nos arredores da cidade de Albaida del Aljarafe.
+ Autoridades italianas confiscam US$ 1 milhão em azeite falsificado
Uma das suspeitas, que afirmou ter sido paga para contratar e supervisionar a equipe de catadores, foi presa. Documentos de carga falsos também foram apreendidos, indicando que as azeitonas seriam vendidas com informações falsas sobre sua origem e rastreabilidade.
De acordo com a Guarda Civil, a intervenção rápida dos policiais permitiu que as azeitonas fossem recuperadas e devolvidas ao proprietário legítimo.
+ Mercado de azeite brasileiro cresce e aparece — a preços caríssimos
Roubo de azeitonas
O aumento no preço do azeite de oliva, devido a quedas na produção provocadas por secas e outras condições climáticas adversas, tem atraído a atenção de gangues criminosas para as plantações de azeitonas.
Na Espanha, o custo do produto quase triplicou nos últimos quatro anos, refletindo uma crise que afeta toda a Europa. O país que produz metade do azeite de oliva do mundo teve sua colheita afetada por ondas de calor de mais de 40 °C.
+ Espanha e Itália miram gangue internacional que vende azeite adulterado
A polícia informou que, somente na temporada de colheita de 2023 a 2024, 48 pessoas foram presas por roubo de azeitonas e 213.489 kg da fruta foram recuperados em operações na Espanha.
Em Sevilha, 129 pessoas foram investigadas ou presas por roubo de azeitonas, fraude de documentos e outros crimes relacionados à colheita da fruta, informou a polícia local.