Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Comitê Olímpico Internacional suspende delegação da Rússia

Os Conselhos Olímpicos das regiões de Luhansk, Donetsk, Kherson e Zaporizhzhia foram englobados pelo Comitê Olímpico da Rússia, motivando a decisão do COI

Por Da Redação
Atualizado em 12 out 2023, 12h01 - Publicado em 12 out 2023, 11h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente do COI, Thomas Bach.
    O presidente do COI, Thomas Bach. (Ian Jones/IOC/Getty Images)

    O Comitê Olímpico Internacional (COI) suspendeu nesta quinta-feira, 12, a delegação da Rússia “com efeito imediato até novo aviso”. A medida foi comunicada após o Comitê Olímpico de Moscou ter legitimado a anexação ilegal de quatro territórios ucranianos anexados pelo presidente russo, Vladimir Putin, em setembro do ano passado.

    Em nota, o COI afirmou que o reconhecimento do time russo representava “uma violação da Carta Olímpica porque viola a integridade territorial do Comitê Olímpico Nacional da Ucrânia”. O órgão ainda decidirá “no momento apropriado” se atletas da delegação poderão competir sob bandeira neutra nas Olimpíadas de Paris, previstas para julho de 2024, e nos Jogos de Inverno de Milão-Cortina, em 2026.

    “O Comitê Olímpico Russo não tem mais o direito de funcionar como Comitê Olímpico Internacional, tal como definido na Carta Olímpica, e não pode receber qualquer financiamento do Movimento Olímpico”, diz o pronunciamento.

    + Rússia e Belarus não serão convidadas para a Olimpíada de Paris

    https://x.com/iocmedia/status/1712461857334906939?s=20

    Continua após a publicidade

    Os Conselhos Olímpicos das regiões de Luhansk, Donetsk, Kherson e Zaporizhzhia, que foram anexadas após suspeitíssimos referendos em que 99% da população apoiou a junção à Federação Russa, foram incorporados pelo Comitê Olímpico Russo (ROC).

    O órgão internacional tem sido alvo de pressão, desde a invasão das tropas do Kremlin ao território ucraniano, para que proíba a participação russa e bielorrussa na competição sediada na França. Em março, o COI havia indicado que cabiam às federações olímpicas decidir se os esportistas deveriam disputar as provas como neutros.

    A tensão ao redor do COI levou, em julho, à decisão de que a Rússia e a Belarus não receberiam convites formais para os Jogos Olímpicos de Paris, reforçando o apoio à Ucrânia. Esta será a quinta Olimpíada consecutiva com sanções à equipe russa. O país foi parcialmente banido dos Jogos Olímpicos de Verão do Rio de 2016 como punição por seu programa de doping.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.