Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Corpo de alpinista morto há 22 anos é achado preservado em neve no Peru

William Stampfl tentava escalar o Monte Huascarán junto com dois amigos quando foi soterrado por uma avalanche

Por Da Redação
Atualizado em 9 jul 2024, 22h44 - Publicado em 9 jul 2024, 15h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Undated handout picture released by Peruvian National Police on July 8, 2024, showing police officers evcacuating the body of US mountain climber William Stampfl, who was reported missing in June 2002, in the Ancash region, 400 km north of Lima. The body of an US mountain climber who disappeared 22 years ago while climbing a 6,700-metre-high mountain in Peru was found mummified and with his clothes in good condition, police said on July 8, 2024. (Photo by Handout / Peruvian National Police / AFP) / RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT "AFP PHOTO / PERUVIAN NATIONAL POLICE " - NO MARKETING NO ADVERTISING CAMPAIGNS - DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS
    Corpo de americano encontrado no Peru (Polícia Nacional do Peru/AFP)

    A polícia da região de Ancash, no Peru, informou na segunda-feira, 8, que encontrou o corpo bem preservado do alpinista americano William Stampfl, que morreu soterrado por uma avalanche há 22 anos enquanto tentava escalar um dos picos mais altos dos Andes. Stampfl foi encontrado em um acampamento a 5.200 metros acima do mar.

    Na época, o americano tentava escalar o Monte Huascarán junto com dois amigos, Matthew Richardson e Steve Erskine, quando uma avalanche soterrou os alpinistas. O corpo de Erskine  foi encontrado, mas o de Richardson continua desaparecido. Stampfl foi declarado como desaparecido em junho de 2002.

    De acordo com a polícia, o corpo e a roupa de Stampl foram preservados por conta das temperaturas congelantes. O alpinista foi fácil de ser identificado porque carregava sua carteira de motorista e seu corpo foi colocado em um necrotério na cidade de Huaraz.

    As montanhas do Peru, que incluem picos como o próprio Huascarán, atraem diversos alpinistas de todo mundo. Outros montanhistas já desapareceram em acidentes recentes. Em maio, o corpo de um israelense foi encontrado quase um mês depois de seu desaparecimento e, em junho, um escalador italiano foi encontrado morto depois de sofrer um acidente ao tentar escalar a montanha de Cashan.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.