Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Covid-19: EUA recomendam o uso de máscaras improvisadas com tecido comum

“Se as pessoas querem usar cachecol, o que elas tiverem, eles podem. Em muitos casos, o cachecol é melhor, é mais grosso ”, disse o presidente Donald Trump

Por Da Redação
3 abr 2020, 20h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A recomendação do presidente americano, Donald Trump, sobre o uso de máscaras improvisadas em espaços públicos é embasada no Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão federal americano na linha de frente contra o avanço do novo coronavírus - 03/04/2020 (Tom Brenner/Reuters)

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recomendou nesta sexta-feira, 3, às pessoas que não apresentam sintomas da Covid-19 cobrir o rosto com máscaras improvisadas caso saiam para espaços públicos. A sugestão é embasada no Serviço de Saúde Pública americano e no Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão federal americano na linha de frente contra o avanço do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

    “Se as pessoas querem usar cachecol, o que elas tiverem, eles podem. Em muitos casos, o cachecol é melhor, é mais grosso ”, disse Trump.

    O republicano, que se recusa a usar máscara de proteção em público, ressaltou que o uso de máscaras em público mesmo para as pessoas que não apresentam sintomas da Covid-19 é apenas uma recomendação. “As pessoas podem praticamente decidir por si mesmas agora”, explicou o presidente.

    Diretor do Serviço de Saúde Pública, órgão do Departamento da Saúde e Serviços Humanos do governo federal, Jerome Adams justificou a recomendação com base no fato de pacientes contaminados com o novo coronavírus poderem transmitir o vírus antes mesmo de apresentarem os sintomas da Covid-19.

    “O vírus pode se espalhar entre pessoas interagindo muito próximas umas das outras, mesmo que elas não apresentem sintomas”, disse Adams.

    Continua após a publicidade

    Antes de reconhecer a capacidade de um paciente de transmitir o vírus antes de apresentar os sintomas, no final de fevereiro, Adams recomendou os americanos a não comprar máscaras e questionou a eficácia do equipamento por meio de seu perfil no Twitter.

    Adams ressaltou a importância dessas máscaras improvisadas frente à escassez de máscaras cirúrgicas e respiradores, descritos por ele como “equipamentos críticos que devem continuar sendo reservados para os profissionais de saúde e outros socorristas, conforme recomendado pelo CDC”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.