Covid-19: Premiê britânico Boris Johnson sai da UTI
Conservador testou positivo para a doença no final de março e está hospitalizado desde o último domingo
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, foi liberado da unidade de tratamento intensivo (UTI) do Hospital St. Thomas, em Londres, nesta quinta-feira 9, mas ainda está sob “monitoramento rigoroso”. Johnson, que está hospitalizado há quatro dias por ter contraído a Covid-19, havia sido movido para a UTI na segunda-feira 6 após o agravamento de seu quadro.
“O primeiro-ministro foi transferido esta noite do tratamento intensivo de volta para a ala comum, onde ele receberá um monitoramento rigoroso durante a fase inicial de sua recuperação”, disse um porta-voz de seu gabinete.
O secretário de Estado da Saúde britânico, Edward Argar, já havia anunciado na quarta-feira 8 à emissora Sky News que o quadro de Johnson era “estável”. Além disso, o premiê não foi diagnosticado com pneumonia. A recuperação do premiê era “a notícia que todos queríamos ouvir”, tuitou o ministro das Relações Exteriores britânico, Dominic Raab, que foi encarregado de substituir Johnson temporariamente desde segunda-feira.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também comentou sobre a saída do chefe do governo britânico da UTI e a descreveu em seu Twitter como “ótimas notícias”.
Johnson testou positivo para a Covid-19 em 27 de março e passou por cerca de 10 dias em quarentena em sua casa antes de ser hospitalizado. Segundo estatística do jornal britânico The Guardian, há mais de 65.000 casos da doença e quase 8.000 mortes.