Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Democratas publicam próximos passos para impeachment contra Trump

O documento detalha os procedimentos para a investigação do caso Ucrânia, que incluem interrogatórios em audiências públicas

Por Da Redação
29 out 2019, 17h23
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente Trump havia criticado o inquérito por não lhe dar oportunidade de defesa, e a nova resolução propõe maior participação do investigado - 22/04/2019 (Drew Angerer/Getty Images)

    Os democratas da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos publicaram nesta terça-feira, 29, o documento que detalha os próximos passos para a evolução do inquérito de impeachment contra o presidente Donald Trump. A votação dessa resolução está marcada para quinta-feira, 31.

    O tão esperado documento é anunciado enquanto cresce a pressão sobre o Partido Democrata por maior abertura e transparência do inquérito, incluindo a realização de audiências públicas com testemunhas-chave no caso da Ucrânia, segundo a NBC News. Também está proposto que o presidente tenha mais “oportunidades para participar”.

    O presidente e seus aliados haviam reclamado que o inquérito até agora havia sido demasiado secreto e negado a Trump qualquer chance de se defender – mesmo assim, é improvável que os republicanos apoiem a resolução, reporta o jornal The Guardian.

    De acordo com a resolução e com o chefe do Comitê de Inteligência da Câmara, Adam Schiff, os democratas planejam interrogar testemunhas em audiências públicas conforme a investigação avançar  Além disso, a comissão também fica responsável por emitir um relatório com suas conclusões sobre os depoimentos, e depois transmiti-lo ao Comitê Judiciário da Câmara.

    O Comitê Judiciário, então, encaminhará quaisquer artigos potenciais de impeachment à Câmara para votação.

    Continua após a publicidade

    O documento também estabelece que os republicanos podem solicitar o depoimento de certas testemunhas, mas esses pedidos serão filtrados por Schiff.

    Os chefes de quatro comitês da Câmara – Inteligência, Judiciário, Relações Exteriores e de Supervisão – publicaram uma declaração afirmando que a resolução apresenta um “caminho a seguir”.

    “As evidências que já coletamos mostram o retrato de um presidente que abusou de seu poder usando várias alavancas do governo para pressionar um país estrangeiro a interferir nas eleições de 2020”, disseram os quatro chefes. 

    Continua após a publicidade

    “Seguindo os passos de investigações anteriores sobre impeachment, a próxima fase passará de depoimentos fechados para audiências abertas, onde o povo americano aprenderá em primeira mão sobre a má conduta do presidente”.

    Os comitês de leis da Câmara ainda podem fazer alterações à resolução do impeachment amanhã à tarde. Enquanto isso, a Casa Branca deixou claro que a resolução não mudou sua opinião sobre o inquérito, descrevendo todo o processo como uma “farsa”.

    Os democratas planejam votar a resolução na quinta-feira, e é provável que ela seja aprovada, já que o inquérito tem grande apoio na bancada democrata da Câmara e o partido tem maioria na Casa. 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.