Em feito inédito, Unesco reconhece culinária italiana como patrimônio cultural
Decisão é vitória para a premiê Giorgia Meloni, que há quatro anos tenta emplacar a Itália como primeiro país a receber a honraria
A Itália se tornou o primeiro país do mundo a ter a culinária nacional reconhecida como um patrimônio cultural imaterial pela Unesco. O anúncio veio nesta quarta-feira, 10, durante uma reunião do Comitê Intergovernamental da entidade na Índia, e foi uma vitória política para a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, que faz campanha aberta sobre o tema desde que foi eleita, em 2022.
No comunicado, o órgão descreveu a cozinha italiana como uma “fusão cultural e social de tradições culinárias”, sendo uma “atividade comunitária que enfatiza a intimidade com a comida, o respeito pelos ingredientes e os momentos compartilhados à mesa”, na qual “pessoas de todas as idades e gêneros participam”, com “avós frequentemente transmitindo pratos tradicionais para seus netos”.
Embora já exista outras 21 tradições culinárias na lista de patrimônios culturais imateriais — incluindo a pizza napolitana —, a Itália se tornou a primeira nação a ter a totalidade de sua cozinha inclusa na prestigiada relação, ao invés de um único prato ou receita.
“Somos os primeiros no mundo a receber este reconhecimento, que honra quem somos e nossa identidade”, exaltou Meloni nas redes sociais minutos após o anúncio. Segundo a primeira-ministra, “a culinária é mais do que apenas comida ou uma coleção de receitas” para os italianos, e sim “cultura, tradição, trabalho e riqueza”.
Desde que chegou ao poder, em outubro de 2022, a administração Meloni tem feito campanha para receber a láurea, apresentando formalmente sua candidatura à Unesco no início do ano seguinte. A peça descreveu como a culinária italiana se entrelaça com a cultura e o estilo de vida tradicional do país, sendo um ritual social que une famílias e comunidades.
Para o ministro da Agricultura da Itália, Francesco Lollobrigida, a vitória pertence a todos, sendo uma celebração que representa “nossas raízes, nossa criatividade e nossa capacidade de transformar a tradição em realidade”.
Gramado suspende festividade de natal após acidente aéreo que matou 10 pessoas
Câmara aprova projeto que reduz penas de condenados por atos golpistas
STF suspende parcialmente decisão sobre Lei do Impeachment







