Em gafe, Macron agradece premiê australiano por ‘esposa deliciosa’
Sem a mulher ao lado, o líder australiano sorri desconcertado, enquanto Macron não percebe, de imediato, a gafe que cometeu
O presidente da França, Emmanuel Macron, pode ter o melhor inglês comparado com líderes anteriores de seu país, mas até ele dá seus passos em falso na cena internacional. Em conversa com o primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, nesta quarta-feira 2 em Sydney, Macron aproveitou a oportunidade para “agradecer a você [Turnbull] e a sua deliciosa esposa pela calorosa acolhida”.
Sem a mulher, Lucy, ao lado, Turnbull deu um largo sorriso, enquanto Macron pareceu não perceber, de imediato, a gafe que tinha cometido.
Muito provavelmente, o presidente francês quis dizer delightful – que poderia ser traduzido como “encantadora”, em português –, uma tradução comum do francês delicieux (e que também pode significar delicious, em inglês, ou “deliciosa”, em português).
Quase imediatamente, o Twitter foi tomado por piadas envolvendo a cena, muitos brincando com a reputação dos franceses para “affairs” românticos.
Macron visitava a Austrália para conversas sobre comércio e segurança regional, em sua viagem rumo ao território francês da Nova Caledônia, antes da votação de um referendo de independência que acontece em novembro.
(Com AFP)