Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Em viagem a Nova York, Modi tenta estreitar laços da Índia com os EUA

Expectativa é de intensificação nos setores da indústria de defesa e de alta tecnologia

Por Da Redação
20 jun 2023, 18h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • xx
    O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, chega a Nova York, nos Estados Unidos. 20/06/2023 (Narendra Modi/Getty Images)

    O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, desembarcou nesta terça-feira, 20, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, em uma missão de aprofundar os laços entre Nova Délhi e Washington. A expectativa é de intensificação da troca entre as nações nos setores da indústria de defesa e de alta tecnologia, em uma tentativa indiana de ter acesso aos avanços da inteligência americana.

    “Também me encontrarei com alguns dos principais CEOs para discutir oportunidades para elevar nosso relacionamento comercial e de investimento e para construir cadeias de suprimentos globais resilientes”, comunicou antes da sua partida.

    + Premiê Modi promete transformar Índia em país desenvolvido em 25 anos

    Em contrapartida, o governo americano enxerga na aproximação com a Índia uma possibilidade de combater avanços chineses ao redor do globo. O projeto de tornar mais forte a nação de Modi tem como finalidade a promoção da segurança regional no Indo-Pacífico.

    Continua após a publicidade

    Abrindo espaço para a parceria, o premiê indiano discursará, pela segunda vez desde o início da sua atuação, em uma reunião do Congresso americano. Apesar de ser a segunda vez que Modi fala aos legisladores dos EUA, a movimentação política é considerada rara, já que ele teve seu visto negado para entrar no país por questões relacionadas aos direitos humanos.

    O clima de positividade entre os Estados, contudo, encontra um empecilho: o posicionamento indiano sobre a guerra na Ucrânia, que teve início em fevereiro do ano passado. O país, que não condena a invasão e defende que as discordâncias sejam resolvidas por vias diplomáticas, tem também aumentado a importação de petróleo russo, em discordância às sanções impostas pelo ocidente ao governo de Vladimir Putin.

    “Acho que a posição da Índia é bem conhecida e compreendida em todo o mundo. O mundo tem plena confiança de que a prioridade máxima da Índia é a paz”, ressaltou Modi, em depoimento ao Wall Street Journal.

    Continua após a publicidade

    + Premiê indiano: Brasil e Índia não são neutros, mas buscam paz na Ucrânia

    Cumprindo a promessa pré-decolagem, o primeiro-ministro estaria com um encontro marcado com o presidente-executivo da Tesla e proprietário do Twitter, Elon Musk, de acordo com a agência de notícias indiana Asian News International. Em uma antecipação aos planos de Modi, funcionários da Tesla participaram de uma reunião com o vice-ministro de tecnologia da Índia no último mês, para negociar a instalação de uma base de produção no país.

    A aproximação de Musk, no entanto, se restringe à fabricante de veículos elétricos, não alcançando os outros negócios do empresário. Na última semana, o cofundador do Twitter, Jack Dorsey, acusou a Índia ter ameaçado expulsar a rede social do país caso não restringisse contas críticas ao tratamento dos protestos de agricultores. Em reposta, Modi disse que a afirmação é uma “mentira absoluta”.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.