Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Estudantes franceses serão proibidos de usar celular em sala de aula

Lei aprovada pela Assembleia Nacional atingirá alunos de 3 a 15 anos de idade; escolas de ensino médio poderão optar pela liberação ou não dos aparelhos

Por Da Redação
Atualizado em 31 jul 2018, 22h28 - Publicado em 31 jul 2018, 19h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Emmanuel Macron
    Emmanuel Macron, presidente da França: promessa de campanha de impedir dispositivos móveis ligados nas escolas. 22/09/2017 (Philippe Wojazer/POOL/AFP)

    Ao regressarem às aulas, em setembro, os estudantes franceses de 3 a 15 anos de idade terão de cumprir uma nova lei e deixar seus aparelhos de celular e tabletes em casa ou desligados. Escolas de ensino médio poderão optar pela proibição ou liberação do uso dos dispositivos móveis em sala de aula, segundo a rede de televisão americana CNN.

    A lei abre exceções apenas para os casos em que os professores queiram usar os aparelhos por razões pedagógicas, em atividades extracurriculares e para os alunos com deficiência.

    Com a adoção da nova lei, o presidente da França, Emmanuel Macron, cumpre uma de suas promessas de campanha. O projeto foi aprovado pela Assembleia Nacional pela maioria absoluta dos votos do centro – 62 contra 1. Alguns legisladores da direita e da esquerda se abstiveram.

    “Sabemos que há um fenômeno do vício pelas telas, o fenômeno do mau uso dos telefones celulares. Nosso principal papel é proteger as crianças e os adolescentes. Este é um papel fundamental da educação, e esta lei permite isso”, afirmou o ministro da Educação, Jean-Michel Blanquer ao canal de televisão francês BFMTV.

    Para vários legisladores da direita e da esquerda, que preferiram se abster da votação, a lei pouco mudará. “Na verdade, a proibição já existe. Eu não conheço nenhum professor neste país que permita o uso de celular em sala de aula”, disse o deputado Alexis Corbière, um ex-professor de esquerda.
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.