Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

EUA abrem treze inquéritos contra a gigante de tecnologia Huawei

A diretora financeira da empresa, Meng Wanzhou, também é alvo dos processos. A prisão dela, no fim do ano passado, deu início a uma crise diplomática

Por Da Redação
28 jan 2019, 22h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A gigante de telecomunicações Huawei é alvo de treze processos na Justiça americana, incluindo fraude bancária e quebra de sigilo da americana T-mobile (Kacper Pempel/Reuters)

    O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou a abertura de treze processos contra a empresa de telecomunicações chinesa Huawei e sua diretora financeira, Meng Wanzhou.

    Wanzhou foi presa em dezembro de 2018 no Canadá, por ordem do governo americano, em um desdobramento de uma guerra comercial que deu início a uma crise diplomática, com a detenção de diversos cidadãos canadenses na China.

    No anúncio, feito nesta segunda-feira, 28, o Departamento relatou que as acusações incluem as supostas investidas da Huawei para roubar tecnologia da empresa americana T-Mobile, o boicote da companhia às sanções americanas contra o Irã, fraude bancária e obstrução de justiça. 

    Em comunicado, o Procurador-Geral da União em exercício, Matthew Whitaker, disse: “Hoje anunciamos que estamos abrindo queixas criminais contra a gigante de telecomunicações Huawei e seus associados por quase duas dúzias de acusações. A China deve dispor seus cidadãos e companhias para que sejam responsabilizados por infringir a lei”.

    A executiva e sua empresa se declaram inocentes. O Secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, frisou que as acusações contra a Huawei são “completamente separadas” dos negócios comerciais envolvendo o país asiático.

    Os processos foram anunciados um dia depois do Canadá oficializar o desligamento de seu embaixador na China, John McCallum, pouco depois de ele dizer publicamente que o pedido de extradição de Meng, feito pelos americanos, era falho.

    (com Reuters)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.