EUA diz que Fiat manipulou 104.000 veículos para ocultar emissões

Agência de proteção ambiental americana acusa empresa de instalar software ilegalmente; ações tiveram negociação suspensa após anúncio

Por Da redação
Atualizado em 12 jan 2017, 15h42 - Publicado em 12 jan 2017, 15h36

A Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos acusou nesta quinta-feira a fabricante Fiat Chrysler (FCA) de manipular cerca de 104.000 veículos com motores a diesel para burlar testes de emissões de poluentes. As ações da empresa tiveram forte queda e a negociação foi suspensa após o anúncio. A agência diz que a empresa instalou software que aumentam as emissões de óxido de nitrogênio sem comunicá-la. A EPA agendou uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira para dar mais detalhes sobre o caso.

Os modelos de veículos que tiveram o software instalado são o Jeep Grand Cherokee e Dodge Ram 1500, fabricados entre os anos de 2014 e 2016 e vendidos nos Estados Unidos. A FCA está sujeita a sofrer processos legais e a medidas cautelares, segundo a EPA.

O anúncio provocou uma queda de aproximadamente 16% nas ações da empresa em Wall Street e a suspensão da negociação das ações da Fiat Chrysler na Bolsa de Nova York. A divulgação aconteceu um dia após as autoridades americanas terem imposto uma multa de 4,3 bilhões de dólares (13,67 bilhões de reais) à Volkswagen pelo escândalo dos motores a diesel. A fabricante alemã havia instalado softwares que detectavam quando os veículos passavam por teste de emissão de poluentes e então alteravam o funcionamento do motor, para burlar a fiscalização

(Com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.