Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Farc denuncia morte de 24 ex-combatentes neste ano na Colômbia

Três ex-guerrilheiros em processo de reintegração social foram mortos na semana passada; Colômbia escolherá presidente da República no dia 17

Por Da Redação
Atualizado em 29 Maio 2018, 18h25 - Publicado em 29 Maio 2018, 18h07

As Farc, antiga guerrilha colombiana convertida em partido político, denunciaram nesta terça-feira (29) a morte de 24 ex-combatentes neste ano. Na semana passada, três ex-guerrilheiros em processo de reintegração social e econômica no sudoeste da Colômbia foram assassinados.

Cristián Bellaizac, Jhon Jairo Ruiz e Wilinton Bravo morreram entre os dias 22 e 26 de maio nas regiões pobres do Vale do Cauca, segundo documento da Força Revolucionária Alternativa do Comum, o partido Farc. Com essas mortes, chega a “24 o número de assassinatos de ex-combatentes” neste ano.

Desde a assinatura do acordo de paz entre o governo de Juan Manuel Santos e as lideranças das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (a guerrilha Farc), no final de 2016, 7.000 rebeldes foram desarmados e 40 militantes do novo partido foram mortos.

O acordo de paz abriu a possibilidade para as lideranças da guerrilha se organizarem como partido político, mas previu também a recuperação econômica de áreas de combate e a reintegração social de ex-rebeldes, agora desarmados. Parte dessa agenda social não foi posta totalmente em prática.

O grupo preferiu manter a sigla histórica – Farc – ao escolher sua nova denominação política. O antigo líder guerrilheiro, Rodrigo Longoño ou Timochenko, candidatou-se à Presidência da Colômbia neste ano, mas desistiu da disputa em março.

Continua após a publicidade

O acordo de paz é o tema mais sensível da eleição presidencial, dadas as percepções polarizadas da popularização sobre os benefícios e os termos desse tratado. Em 17 de junho, o candidato de direita Iván Duque, apoiado pelo ex-presidente Álvaro Uribe, e o ex-guerrilheiro do M-19, Gustavo Petro, disputam o segundo turno da eleição.

(Com EFE)

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.