Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

FBI faz operação de busca em casa de Trump na Flórida

Ex-presidente afirmou que mansão conhecida como Mar-a-Lago está 'sob cerco, invadida e ocupada por um grande grupo de agentes'

Por Da Redação Atualizado em 8 ago 2022, 20h39 - Publicado em 8 ago 2022, 20h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • LENTIDÃO - Trump: meme que circula nos Estados Unidos diz que é ele quem libera, um por um, o cadastro de usuários -
    Ex-presidente americano Donald Trump (Alex Brandon/AP/Image Plus)

    O FBI, o departamento de investigação federal dos Estados Unidos, realizou nesta segunda-feira, 8, uma operação de busca na casa do ex-presidente Donald Trump em Palm Beach, na Flórida. A informação foi confirmada pelo próprio republicano à rede CNN.

    Em nota, Trump afirmou que sua mansão, conhecida como Mar-a-Lago, está “no momento sob cerco, invadida e ocupada por um grande grupo de agentes do FBI”.

    Mar a Lago
    O resort Mar-a-Lago do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em West Palm Beach, Flórida (Joe Raedle/Getty Images/AFP)

    De acordo com a CNN, Trump se negou a dizer o motivo pelo qual os agentes estão no local, mas afirmou que a operação não foi anunciada e “eles até mesmo arrombaram o meu cofre”.

    + Donald Trump é acusado de jogar documentos oficiais em vaso sanitário

    Continua após a publicidade

    “Após trabalhar e cooperar com agências relevantes do governo, esta operação não anunciada em minha casa não é necessária ou apropriada”, escreveu.

    À agência de notícias Associated Press, a porta-voz do Departamento de Justiça, Dena Iverson, disse que a agência não iria comentar se o secretário de Justiça, Merrick Garland, havia autorizado pessoalmente a busca.

    Embora o teor da busca ainda não tenha sido divulgado, o ex-presidente já havia sido alvo neste ano de um comitê da Câmara dos Deputados que investiga se ele teria violado a Lei de Registros Presidenciais após caixas de documentos da Casa Branca serem descobertas em sua residência na Flórida e surgirem relatos de que ele destruiu registros enquanto estava no cargo. O Departamento de Justiça está investigando o caso.

    Além disso, nesta segunda-feira, o portal de notícias Axios revelou fotos de duas supostas ocasiões em que o ex-presidente teria jogado documentos oficiais em um vaso sanitário. Nas imagens, não está claro o conteúdo dos manuscritos, mas, de acordo com o jornal, eles teriam sido escritos com a caligrafia de Trump em marcador preto.

    Continua após a publicidade

    Segundo a Administração Nacional de Arquivos e Registros dos EUA, agência independente ligada ao governo, Trump teria levado ao menos quinze caixas de documentos da Casa Branca após deixar a Presidência.

    Embora os registros sejam centrais para qualquer Presidência, no caso de Trump são ainda mais importantes já que estão no centro de outra comissão da Câmara, que analisou a invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021, que tinha objetivo de impedir a certificação de vitória do presidente Joe Biden e deixou cinco mortos.

    Segundo o comitê investigativo da Câmara, Trump não apenas falhou em agir, mas optou conscientemente por não agir. Testemunhas disseram que o ex-presidente não fez um único telefonema para autoridades de segurança durante o ataque ao Capitólio, nem para funcionários do então vice-presidente, Mike Pence, ou do governo em Washington, D.C.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.