Filho mais velho de Che Guevara morre na Venezuela
Advogado Camilo Guevara March, de 60 anos, sofreu ataque cardíaco enquanto visitava amigo em Caracas
O filho mais velho do ícone revolucionário Ernesto Che Guevara morreu na última segunda-feira, 29, em Caracas, Venezuela. O advogado Camilo Guevara March, de 60 anos, foi vítima de um infarto, informação confirmada pelo presidente cubano, Miguel Díaz-Canel.
De acordo com a Prensa Latina, Camilo estava visitando um amigo na capital venezuelana quando teve um coágulo de sangue que o levou a um ataque cardíaco. Ele era um dos quatro filhos de Che com a cubana Aleida March e atuou como “embaixador itinerante” da memória e legado de seu pai.
+ Che Guevara é celebrado em Cuba 50 anos após sua morte
O revolucionário tinha ainda uma outra filha, Hilda Guevara, morta em 1995, de um casamento anterior com a peruana Hilda Gadea.
Formado em direito trabalhista, Camilo Guevara March foi diretor do Centro de Estudos Che Guevara em Havana, instituição dedicada a promover o trabalho e a ideologia de seu pai, que continua sendo uma figura de grande influência em Cuba. O advogado também esteve no Brasil em 1997 em ano de lembrança da morte de 30 anos do guerrilheiro.
Ele também era crítico de como a imagem de seu pai era utilizada, chegando a afirmar em 2010 que “comercialização desmedida e desproporcional da imagem do meu pai contribui para o desaparecimento de sua história e ideologia”.