Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Furacão Lane atinge Havaí com enchentes e deslizamentos

Não houve relatos imediatos de feridos, mas ao menos 14 estradas foram fechadas

Por Reuters 24 ago 2018, 02h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mulher registra imagens de inundação, antes da passagem do furacão Lane em Hilo, no Havaí - 23/08/2018 (Mario Tama/Getty Images/AFP)

    Ventos fortes e chuvas torrenciais gerados pelo furacão Lane atingiram o Havaí nesta quinta-feira, 23, provocando inundações, deslizamentos e uma pesada ressaca conforme girava em direção às ilhas, fazendo com que escolas e escritórios fechassem as portas.

    Com o Lane ainda se movendo no Oceano Pacífico, a cerca de 320 quilômetros a sul-sudeste de Kailua-Kona, mais de 30 centímetros de chuva já caíram sobre o lado oriental da Ilha Havaí, a maior do arquipélago do Havaí, disse a porta-voz da agência de defesa civil do condado do Havaí, Kelly Wooten.

    Não houve relatos imediatos de feridos, mas ao menos 14 estradas foram fechadas por conta de enchentes e deslizamentos, disse Wooten.

    Se movendo em direção noroeste a 11 quilômetros por hora, o furacão foi classificado como uma poderosa tempestade de categoria 4 na escala de cinco categorias Saffir-Simpson, possuindo ventos de 209 quilômetros por hora.

    As previsões mais recentes mostravam o olho da tempestade passando a oeste das ilhas nesta sexta-feira antes de voltar ao mar, mas meteorologistas alertam que a ilha ainda pode ser atingida com força pelo furacão irregular.

    “Independentemente do caminho exato, impactos ameaçadores à vida estão possivelmente sobre muitas áreas conforme este forte furacão faz sua aproximação mais próxima”, informou o serviço meteorológico.

    Continua após a publicidade

    O centro também alertou sobre “ressacas muito grandes e danosas” ao longo das costas oeste e sul.

    Um alerta de furacão estava ativo para Oahu, condado de Maui e para o condado do Havaí. As ilhas de Kauai e Niihau permaneciam em monitoramento de furacão e podem enfrentar condições similares a partir da manhã desta sexta-feira.

    O governador David Ige pediu para moradores levarem as ameaças a sério e se preparem para o pior ao reservarem suprimentos de água, comida e remédios para 14 dias.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.