Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Grupo neonazista vandaliza estátua de George Floyd em Nova York

Célula de extrema-direita Patriot Front fez inscrições com seu nome no monumento ao homem negro assassinado pela polícia

Por Da Redação 25 jun 2021, 14h48
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Estátua de George Floyd é inaugurada em Flatbush Junction em 19 de junho de 2021, no bairro de Brooklyn em Nova York.
    BROOKLYN, NY - JUNE 19: A statue of George Floyd is unveiled at Flatbush Junction on June 19, 2021, in the Brooklyn borough of New York City. Mr. Floyds murder, at the hands of Minneapolis police officer Derek Chauvin, last year fueled a global movement for racial justice. The unveiling of the statue happened just days after Juneteenth was declared a federal holiday. (Photo by David Dee Delgado/Getty Images) (David Dee Delgado/Getty Images)

    Um busto de George Floyd, homem negro cuja morte por um policial branco levou à última grande onda de protestos raciais nos Estados Unidos, foi coberto por pixações feitas por um grupo supremacista branco, dias depois de sua instalação no Brooklyn, em Nova York.

    De acordo com a polícia, o ato de vandalismo foi cometido na madrugada da última quinta-feira, 24, por quatro indivíduos que foram flagrados por câmeras de segurança e estão sendo investigados pela Unidade de Crimes de Ódio, que pediu ajuda aos cidadãos para identificá-los.

    A inscrição no pedestal onde o busto está instalado foi coberta com tinta preta e os responsáveis escreveram em tinta branca o site da Patriot Front, uma organização supremacista com uma pequena presença, mas crescente, em Nova York.

    O ataque ocorreu na véspera da sentença de Derek Chauvin, ex-policial de Minneapolis (Minnesota) condenado pelo assassinato de Floyd, pelo qual os promotores pedem 30 anos de prisão.

    Continua após a publicidade

    Derek Chauvin retornará ao tribunal do centro de Minneapolis nesta sexta-feira, 25, para ser sentenciado pelo assassinato de George Floyd. Chauvin, que foi demitido após o assassinato e condenado por um júri em abril sob as acusações de assassinato não intencional em segundo grau, assassinato em terceiro grau e homicídio em segundo grau, pode pegar 30 anos de prisão.

    A polícia de Nova York disse que está investigando o ataque ao monumento.

    “Vou ser absolutamente claro com o grupo neonazista que fez isso: saia do nosso estado”, tuitou o governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo, acrescentando que agentes especializados da polícia estadual se ofereceram para ajudar na investigação.

    “Vamos levar esses covardes à justiça”, comentou o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, no Twitter.

    Continua após a publicidade

    A estátua de madeira – feita pelo artista plástico Chris Carnabuci – foi inaugurada no último sábado, 19,  na presença de Terrence Floyd, irmão de George.

    A obra de quase 2 metros de altura está localizada em frente à Biblioteca Pública do Brooklyn e permanecerá lá por cerca de três semanas até ser transferida para a Union Square, no distrito central de Manhattan.

    Na noite de quarta-feira ou no início de quinta-feira, outra estátua de Floyd, em frente à prefeitura de Newark, New Jersey, também estava coberta de tinta.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.