Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Há escassez global de materiais de proteção contra coronavírus, alerta OMS

Organismo tentará negociar aumento da produção de máscaras e providenciar kits para comprovar casos suspeitos de contaminação

Por Da Redação
7 fev 2020, 14h37

A Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu nesta sexta-feira, 7, ser insuficiente no mundo a oferta de máscaras, luvas, trajes e outros materiais de proteção contra o novo coronavírus, causador de pneumonia. “O mundo enfrenta uma escassez crônica de equipamentos de proteção pessoal”, declarou o diretor geral do organismo internacional, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em Genebra.

A epidemia surgida em dezembro passado na cidade de Wuhan, na China, espalhou-se por quase 30 países. Atualmente, há 31.532 casos confirmados – dos quais 31.207 em território chinês – e 639 mortos.  O governo chinês já havia reconhecido no início da semana a necessidade urgente de máscaras protetoras para enfrentar a epidemia de pneumonia viral.

“Nos últimos dois dias, houve menos relatos de contaminação na China, o que é uma boa notícia, mas temos cautela para não confiar muito nisso. Os números podem subir novamente”, disse ele ao Conselho Executivo da OMS em Genebra.

A OMS já anunciou nesta semana que enviará máscaras, luvas, roupas de proteção, equipamentos respiratórios e kits para detectar o vírus aos países que pedem ajuda.

Ghebreyesus acrescentou que vai tratar com os responsáveis pelas cadeias de produção e fornecimento desses materiais de proteção para tentar resolver os “gargalos” no acesso pelo consumidor final. A própria China responde pela metade das máscaras fabricadas no mundo, mas a produção foi reduzida durante as celebrações do Ano Novo Lunar, em janeiro, que coincidiu com o reconhecimento da epidemia por seu governo 

(Com AFP e Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.