Herdeiro da Samsung é preso na Coreia do Sul acusado de suborno

Ele é suspeito de pagar propina para garantir apoio em um acordo de fusão de duas das filiais da empresa

Por Da redação
Atualizado em 17 fev 2017, 19h18 - Publicado em 16 fev 2017, 21h01

O vice-presidente e herdeiro da Samsung Electronics, Lee Jae-yong, foi preso nesta sexta-feira (horário local) após ser acusado de suborno dentro do caso da “Rasputina sul-coreana“, informou a agência Yonhap.

O empresário é suspeito de pagar 43 bilhões de wons (equivalente a 36,42 milhões de dólares) para organizações ligadas a Choi Soon-sil, apelidada de “Rasputina sul-coreana” e amiga da presidente afastada da Coreia do Sul, Park Geun-hye, que está no centro de um escândalo de corrupção no país.   

Para os procuradores, o dinheiro serviu para garantir a liderança da Samsung e a controversa fusão entre a companhia e a Cheil Industries Inc. de 8 milhões de dólares apoiada pela National Pension Service (NPS) em 2015.  A Samsung é o maior conglomerado empresarial sul-coreano.

A investigação tenta determinar se o herdeiro instruiu a Samsung a dar apoio financeiro a Choi Soon-sil em troca do sinal verde do governo em um acordo de fusão de duas de suas filiais.

(Com agências EFE e ANSA)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.