Humorista compara Xi Jinping ao Ursinho Pooh, e HBO é bloqueada na China
Em seu programa, transmitido pela TV a cabo, o inglês John Oliver também criticou o regime chinês; show viralizou na Weibo, a maior rede social do país
O portal da HBO na internet foi bloqueado pela China no sábado depois de o comediante britânico John Oliver, protagonista do show Last Week Tonight, ter comparado o Ursinho Pooh com o presidente chinês Xi Jinping. Os censores da plataforma de mídia social da China, Weibo, identificaram inúmeros posts da paródia de Oliver, o que levou à decisão oficial de bloquear a HBO, segundo o jornal inglês The Guardian.
As comparações entre Xi e Pooh não são novidade. A China proibiu em março os filmes de animação do Ursinho Pooh, da Disney, justamente por causa dessa associação. Algumas comparações viralizadas, inclusive na China, mostravam Pooh como Xi, e o Tigrão como o ex-presidente americano Barack Obama.
Em seu show de 17 de junho, Oliver fez mais que satirizar a resistência de Xi a ser comparado ao Pooh. Disse que o presidente chinês é um “tio arrepiante que mantém 800.000 presos no seu porão”. O Weibo registrou o crescimento de buscas relacionadas a posts do programa de Oliver pelo seu título em chinês: Shangzhou jinye xiu.
“Se o seu rosto se assemelha, mesmo que de longe, a um personagem tão querido, seria mais inteligente se dobrar ao fato”, disse Oliver, mostrando uma imagem de si mesmo e a comparando com a de Pumba, o javali de chifres vermelhos do filme de animação O Rei Leão.
Oliver também criticou, em seu show, o fim do limite constitucional ao mandato do presidente da China, o uso de “campos de reeducação” para muçulmanos da província chinesa de Xinjiang e a constante repressão à sociedade civil. Ele sublinhou a prisão domiciliar a que está submetida Liu Xia, mulher do dissidente Liu Xiaobo, Prêmio Nobel da paz de 2010 que morreu no ano passado enquanto cumpria a sentença de onze anos de prisão na China.
“Mesmo que a China não seja nenhum paraíso da livre expressão, [Xi Jinping] visivelmente reprimiu qualquer tipo de dissidência”, disse o humorista.
Segundo o Guardian, as tentativas de acessar hoje (25) o portal da HBO na China fracassaram. As transmissões da HBO Asia à China, por meio de subscrição à Tecent TV, também pareciam estar bloqueadas. A HBO não respondeu ainda à situação de seu bloqueio na China.