Incêndios florestais devastam áreas nos arredores de Atenas
Chamas se espalharam por 12 quilômetros em duas horas, devido aos fortes ventos, segundo porta-voz
Moradores de vilarejos próximos a Atenas, capital da Grécia, receberam ordens de deixar suas casas e centenas de crianças foram retiradas de um acampamento de verão depois que dois incêndios florestais se espalharam pela região. As chamas foram alimentadas por fortes ventos e danificaram casas e veículos.
De acordo com os bombeiros, o incêndio começou no vilarejo de Kouvaras, a cerca de 27km da capital grega, e se espalhou rapidamente por conta de uma ventania. O combate ao fogo conta com a ajuda de 200 bombeiros, 20 soldados e 16 aeronaves.
“Devido aos ventos fortes, o incêndio se espalhou por 12 quilômetros em duas horas”, disse Ioannis Artopoios, porta-voz do Corpo de Bombeiros grego, acrescentando que a polícia deteve uma pessoa suspeita de incêndio criminoso.
After a lull, the wildfire season in Greece has begun.
A large fire has broke out in the Attica Region of the county, which incorporates Athens.
Evacuations have been ordered, including a children’s camp of 1,200 kids. The cause is under investigation. pic.twitter.com/A6bioVPgsq
— The Hotshot Wake Up (@HotshotWake) July 17, 2023
As autoridades emitiram vários avisos de retirada preventiva para as comunidades nas proximidades do incêndio, incluindo Anavyssos, Lagonisi, Peta Kouvara e Saronida. Um mosteiro também foi esvaziado pelos bombeiros.
+ ‘Tempestade de calor’ na Europa provoca alertas de temperatura
Várias estradas da região estão sendo fechadas devido à fumaça, que causa baixa visibilidade e pode gerar congestionamentos. De acordo com as autoridades locais, o incêndio também está ameaçando postes de eletricidade e quedas de energia são esperadas na área.
Um prefeito local afirmou que cerca de 1.200 crianças de um acampamento de verão e residentes de um centro de reabilitação foram retirados depois de outro incêndio próximo ao balneário de Loutraki. As retiradas foram ordenadas quando rajadas de vento de até 70 quilômetros por hora empurraram as chamas pelas matas das encostas e florestas de pinheiros ressecadas pelo calor extremo.
+ Onda de calor na Itália pode gerar temperatura recorde na Europa
Enquanto a Grécia se recupera da primeira grande onda de calor do verão, o serviço meteorológico alertou para um alto risco de incêndio. Especialistas esperam que uma segunda onda de calor afete o país no final desta semana e as temperaturas máximas podem bater o recorde europeu no sul da Itália.
Na semana passada, temperaturas chegaram a 44°C no centro da Grécia. A Acrópole, uma das principais atrações turísticas, fechou durante as horas mais quentes por três dias consecutivos até o último domingo, 16, quando as temperaturas chegaram a 40°C. A previsão é de que o clima esfrie até a próxima quarta-feira, 19, no país.
+ Calor extremo: Europa caminha para recordes de temperatura
Porém, de acordo com o serviço meteorológico grego, a partir de quinta-feira, 20, máximas locais de 43°C são esperadas, o que pode causar mais incêndios florestais.