Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Irã ameaça EUA após bombardeios americanos no Iraque

Cinco militares iraquianos e um civil morreram após ataque contra milícia pró-Irã; ação foi resposta a lançamento que matou dois americanos em base

Por Da Redação
Atualizado em 13 mar 2020, 11h17 - Publicado em 13 mar 2020, 10h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Prédio que, segundo autoridades religiosas iraquianas, foi atingido por bombardeio americano - 13/03/2020 (Iraqi Media Security Cell/Reuters)

    O Irã advertiu nesta sexta-feira, 13, o presidente Donald Trump para os riscos de uma “ação perigosa” por parte de seu Exército, depois de um bombardeio das forças americanas contra posições de uma milícia pró-Irã no Iraque.

    “Ao invés de executar ações perigosas e fazer acusações sem fundamento, Trump deveria reconsiderar a presença e o comportamento de suas tropas na região”, afirmou em um comunicado o porta-voz do ministério iraniano das Relações Exteriores, Abbas Moussavi.

    Estados Unidos não podem culpar os demais pelas consequências de sua presença ilegal no Iraque e as reações de seu povo ao assassinato de comandantes e combatentes iraquianos”, completa a nota.

    O comunicado foi publicado após um ataque dos Estados Unidos contra milícias pró-Irã no Iraque. De acordo com Washington, os bombardeios são uma resposta à morte de dois americanos e um britânico em um ataque com foguetes executado esta semana contra uma base da coalizão internacional no Iraque.

    Cinco militares iraquianos e um civil morreram nesta sexta-feira nos bombardeios americanos de represália, informou o Exército do Iraque. Também ficaram feridos 11 militares, entre eles membros das milícias pró-iranianas Hashd al-Shaabi.

    Porta-vozes militares denunciaram “uma escalada que põe a segurança em risco”. Também em resposta ao ataque, o Ministério iraquiano das Relações Exteriores convocou os embaixadores dos Estados Unidos e do Reino Unido. Em um comunicado, a chancelaria denunciou a “agressão americana”.

    (Com AFP)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.