O presidente do Irã, Hassan Rouhani, foi reeleito na sexta-feira, por uma ampla margem de votos. A vitória garante ao clérigo moderado um segundo mandato de quatro anos para implementar sua agenda de maiores liberdades e mais relacionamento com a comunidade internacional.
Aos 68 anos, Rouhani assegurou a vitória com 57% dos votos, correspondente a 23 milhões de eleitores, informou o ministro do Interior, Abdolreza Rahmani Fazli. A disputa levou mais de 70% dos eleitores às urnas e o rival mais próximo no pleito, o conservador Ebrahim Raisi, teve 38% dos votos.
Apesar de ser o representante mais liberal na corrida, assim como em seu primeiro mandato, Rohani deve ficar à margem das principais decisões políticas do líder supremo, o Aiatolá Ali Khamenei. Na semana passada, ele reforçou em discurso que não importa quem se tornará o presidente, desde que o regime iraniano saia vencedor. “No final, um candidato terá a maioria dos votos e ganhará, mas o verdadeiro vencedor neste processo, independentemente de quem ganhar a maioria dos votos, é o povo iraniano – e o principal vencedor é o regime da República Islâmica”, afirmou o Aiatolá.
(Com Estadão Conteúdo)