Isolado da família, príncipe Harry chega a Londres sem reunião com Charles
Duque de Sussex participou um evento na Catedral de São Paulo para comemorar os 10 anos dos Jogos Invictus, competição esportiva de veteranos militares
O príncipe Harry fez uma rara aparição pública em Londres nesta quarta-feira, 8, na Catedral de São Paulo, para participar de um serviço religioso durante sua breve visita ao Reino Unido. O Duque de Sussex participará do evento que marca o 10º aniversário dos Jogos Invictus, competição esportiva de veteranos do serviço militar que sofreram ferimentos, mutilações ou outro tipo de doença. Em paralelo, o ex-royal vive um momento tenso e frio com a família.
O rei Charles III, que atualmente está tratando um câncer, não vai se encontrar com o filho para o evento. Ao invés disso, o monarca participará da primeira festa anual no jardim no Palácio de Buckingham, acompanhado por outros membros da realeza. Além disso, Charles também tem um compromisso em um base de treinamento militar nesta quinta-feira, 9. Tanto Harry quanto Charles não marcaram um encontro durante a passagem do príncipe em Londres. Segundo o porta-voz do duque, o “programa completo” do rei impediu qualquer reunião.
+ Rei Charles não encontrará príncipe Harry por ‘agenda cheia’
A tensão familiar faz parte de uma longa história. Desde que o Duque se mudou para a Califórnia com sua esposa, Megan Markle, e os dois filhos, em 2020, ele se afastou da família real, causando um grande burburinho. Desde então, ele disparou diversas críticas à monarquia e membros de sua família, divulgadas em seu livro de memórias O que sobra (Companhia das Letras) e em sua série da Netflix Harry & Meghan. A última vez que os dois se encontraram foi em fevereiro, quando o Palácio de Buckingham revelou que o rei foi diagnosticado com câncer.
No evento na Catedral de São Paulo, uma multidão se aglomerou para cumprimentar o príncipe, que sorriu e acenou ao chegar. Os pais de Harry, princesa Diana e Charles, se casaram na mesma igreja, em 1981. Nesta cerimônia, fez uma leitura em meio a músicas religiosas e orações, além de poesia lida por convidados.
Meghan, a Duquesa de Sussex, não o acompanhou na viagem. No entanto, os dois devem se encontrar na Nigéria, próximo destino após a parada em Londres. O casal foi convidado ao país pelo chefe do Estado-Maior de Defesa nigeriano depois de se conhecerem na última edição dos Jogos Invictus, no ano passado, na Alemanha.