O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão anunciou nesta quinta-feira, 16, que uma nova variante de coronavírus foi contraída por um homem que visitou a cidade de Wuhan, na China. A cidade passa por um surto de pneumonia e gastroenterite, provavelmente causado por este vírus.
O homem, que não teve a identidade divulgada, tem cerca de 30 anos e reside na província de Kanagawa – próximo a Tóquio. Ele começou a ter febre no dia 3 de janeiro em Wuhan e foi hospitalizado no dia 6 quando retornou ao Japão e consultou um médico. Este é o primeiro caso confirmado de doença causada pelo novo coronavírus em solo japonês.
Os resultados dos testes feitos pelo Instituto Nacional de Doenças Infecciosas saíram nesta quarta-feira, 15, e confirmaram a presença do novo coronavírus oriundo da China. O paciente, de acordo com o ministério, já se recuperou e deixou o hospital ainda na quarta.
Às autoridades, o japonês alegou que não visitou o mercado de frutos do mar em Wuhan, local vinculado à maioria dos casos. Acredita-se que ele tenha contraído o vírus ao ter tido contato com pessoas que estavam infectadas.
Primeiros casos
Uma misteriosa pneumonia começou a se espalhar em dezembro de 2019 e foi detectada em 41 pacientes, mas apesar da doença ter causado a morte de um homem de 61 anos, as autoridades chinesas acreditam que o risco de um novo surto de pneumonia viral ser transmissível entre humanos é “baixo”, mas “não está descartado”.
(Com Agência Brasil)