Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Jornal canadense diz que 3º cidadão do país foi preso na China

País asiático estaria agindo em represália à prisão de Meng Wanzhou, diretora financeira da gigante tecnológica Huawei

Por Da Redação
Atualizado em 19 dez 2018, 12h30 - Publicado em 19 dez 2018, 11h25

Um terceiro cidadão canadense foi detido na China, segundo reportagem do jornal National Post desta quarta-feira, 19, citando o ministro das relações exteriores canadense. A porta-voz do ministério chinês, Hua Chunying, declarou à imprensa de Pequim que desconhece a denúncia.

Dois canadenses – o diplomata aposentado Michael Kovrig e o empresário Michael Spavor – foram detidos depois que a polícia de seu país prendeu a diretora financeira da multinacional chinesa Huawei, Meng Wanzhou, filha do fundador da gigante de telecomunicações, no dia 1° de dezembro.

Uma agência do governo disse ao National Post que autoridades estavam cientes da detenção, mas não deram detalhes ou sugeriram conexão do novo caso a prisão de Meng. O jornal não identificou a terceira pessoa mas uma fonte que conversou com a família do canadense disse que não se trata de mais um diplomata ou empresário.

O governo de Justin Trudeau está sob pressão para barrar a Huawei, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, de desenvolver uma rede 5G no Canadá, sob o pretexto de manter a segurança online e evitar riscos de espionagem. O governo britânico e universidades de vários países também estão sendo questionadas sobre contratos envolvendo a multinacional.

Antigos diplomatas canadenses disseram acreditar que as detenções são uma forma de represália “olho por olho” da China. Promotores americanos acusam Meng de enganar bancos multinacionais a respeito de transações com o Irã, colocando as instituições sob risco de violar sanções dos Estados Unidos.

Meng foi liberada no último dia 12, depois de pagar fiança de 10 milhões de dólares canadenses, mas voltará ao tribunal no próximo ano para mais procedimentos legais. Ela nega as acusações.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.